Para muitos, a ficha ainda não caiu sobre o cancelamento do carnaval. Enquanto várias cidades excluíram o feriado do calendário, nesta sexta (29/01), a Prefeitura do Rio anunciou que vai mantê-lo — segunda (15/02), ponto facultativo e, terça (16/02), feriado oficial, mas sem festa. Para dar uma amenizada, as atrações online têm aumentado. O “Céu na Terra”, por exemplo, vai fazer três bailes, dois em formato de live — dias 6 e 7 de fevereiro, e outro online, com a presença da orquestra, no dia 13. Os eventos conseguiram ajuda da Lei Aldir Blanc. “No ano em que o bloco completa 22 anos, não poderíamos deixar de comemorar. Os bailes online são uma opção para quem curte carnaval, mas é consciente e, portanto, sabe que não deve se arriscar na rua. E que 2022 estejamos todos juntos”, diz Péricles Monteiro Neto, coordenador do Céu na Terra.
Os músicos vão se encontrar, segundo Péricles, seguindo os protocolos, com cenário colorido, fantasias e todo o clima pulsante da maior festa da Terra. As transmissões acontecem no YouTube e Facebook.
Como publicamos aqui, o Rio, Samba & Carnaval também vai ter uma programação totalmente online. Esta semana foi lançada a ação “Blocos de Rua Unidos Pelo Distanciamento”, campanha de 18 blocos da cidade pedindo à população que não faça aglomeração no período em que seria comemorada a data.