Pelo levantamento da consultoria Cause, com o Instituto Ideia Big Data, a palavra foi “luto”. Em sua 5ª edição, a pesquisa busca entender o espírito da época e o sentimento das pessoas em relação ao ano.
A eleição foi feita em três etapas: na primeira, especialistas de diversas áreas da comunicação sugeriram palavras que melhor resumiam o espírito de 2020; na segunda, estrategistas e sócios da Cause fizeram uma combinação entre elas ou dos conceitos mais citados pelos especialistas, pesquisados em ferramentas de busca da internet e também os mais citados e comentados em redes sociais; no fim sobraram luto, resistência, desamparo, isolamento, queimada, saudade e antirracismo.
Foi pra votação de opinião e a escolhida teve 30,2% das 1.200 pessoas ouvidas através de ligações telefônicas entre 14 e 16 de dezembro. “Num ano em que pelo menos 180 mil famílias brasileiras perderam alguém para a Covid, não surpreende que luto represente o sentimento das pessoas. Em cinco anos foi a palavra mais dura de todas”, diz Leandro Machado, cientista político e sócio fundador da Cause.