A artista plástica Rita Wainer criou uma peça para dar força ao movimento “Vacina urgente para todos”, uma chamada nas redes sociais pedindo aos brasileiros de todos as cidades que apaguem as luzes de suas casas e acendam a lanterna do celular das janelas para “jogar luz nessa questão”, nesta terça (15/12), às 8h da noite.
Ainda em março, Rita também criou uma arte com o mesmo coração, pedindo às pessoas que ficassem em casa — o “cartaz” viralizou.
A campanha nacional foi criada pelo “Grupo Mulheres do Brasil”, uma rede fundada pela empresária Luiza Helena Trajano, com sede em São Paulo, com 75 mil mulheres. “Queremos mobilizar toda a sociedade pela importância da vacina chegar em breve ao Brasil. Sabemos que laboratórios e especialistas se dedicam a isso. Também precisamos que os brasileiros façam a sua parte, reivindicando nosso direito à vida e à saúde”, diz Trajano.
Enquanto isso, a Anvisa afirmou, nessa segunda (14/12), que a avaliação dos pedidos de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 que chegarem até o órgão será concluída em até dez dias. Segundo a Anvisa, a China utiliza critérios que “não são transparentes”, para conseguir a aprovação emergencial da CoronaVac, em fase final de testes (desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em associação com o Instituto Butantan).