numero:✓ O presente que mais faz sucesso: “kit Covid” (caixa de exames, pcr, Azitromicina, máscara e álcool 70), como o que Bia Aydar vem dando aos amigos. O jornalista Alex Lerner foi à loucura!
numero:✓ Chico Cézar viralizou nas redes, com a música “Pico”, cuja letra diz assim e já está todo mundo cantando: “Eu vou tomar vacina. Quem não quiser que tome cloroquina. Não vou passar vergonha, quem não quiser que escute esse pamonha. Estou já de braço esticado com o muque amarrado pra tomar esse pico. Se o vírus me pega e me agarra, cadê minha marra, como é que eu fico?”
numero:✓ Rolando nas redes: “Imagina se a Anvisa liberasse as vacinas com a mesma agilidade que autoriza o uso de agrotóxicos?”
numero:✓ Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), o festival “Demarcação Já Remix” faz live nesta sexta (11/12), das 20h às 22h, com transmissão gratuita no YouTube (/AnistiaBrasil). Têm depoimentos de Ney Matogrosso, Lenine, Maria Bethânia…. com apresentação de Elza Soares, Criolo, Luana Flores (cantora paraibana), Batida (cantor angolano) e da dupla portuguesa Octa Push.
numero:✓ “Existe overdose de vacina? A primeira vítima vou ser eu”, do embaixador Marcos Azambuja esta semana.
numero:✓ Neste sábado (12/12), tem dobradinha de live com Mauricio de Sousa, o pai da Mônica. No sábado (12/12), ele vai estar no “Espaço Conexão Turma da Mônica”, na Bienal Virtual do Livro de São Paulo, discutindo o tema “Sempre em evolução”, das 14h às 15h. No dia seguinte (13/12), às 17h, a Unicef vai aproveitar a comemoração de 60 anos do Cebolinha para outro encontro.
numero:✓ Neste sábado (12/12), o Mondial de la Bière Brasil faz sua primeira edição online, das 14h às 22h, transmitido da Narreal Brewhouse, em Botafogo, no canal do YouTube. Na programação, degustações guiadas para os que comprarem um dos três boxes do festival, à venda no Empório da Cerveja. Além disso, painéis de mixologia, gastronomia e harmonizações, som da DJ Tamy Reis e da banda Pepper Spray, que faz tributo ao Red Hot Chili Peppers.
numero:✓ Thiaguinho faz show na Jeunesse Arena, na Barra, no sábado (12/12), às 22h30 – presencial e com aquele distanciamento porque a segunda onda tá batendo, hein!
numero:✓ Vanessa da Mata interpreta sucessos do disco “Quando deixamos nossos beijos na esquina” e músicas que marcaram sua carreira, no Vivo Rio, no sábado (12/12), às 21h.
numero:✓ A 10ª edição do “Festival Novas Frequências”, de música experimental e arte sonora, acontece em versão online, com 43 obras de diversos artistas, como Thiago Rocha Pitta, e homenagem a Jocy de Oliveira. Mais informações aqui.
numero:✓ E tem mais: a 8ª edição do “Fest & Arte” vai ser online, com música e artes plásticas. Entre as apresentações, estão a cantora Kau Herdy (sáb., às 19h10) e o violonista flamenco uruguaio Pablo Vares (dom., às 20h), como publicamos aqui. Transmissão pelo Facebook (/festearte), sábado e domingo (12 e 13/12), das 14h às 21h.
numero:✓ Dona Onete recebe homenagem do festival virtual “Mana 2.0”, de 12 a 19 de dezembro, com mais de 40 artistas mulheres em apresentações musicais e projeções. Neste sábado (12/12), tem show da Suradas do Tapajós e, no dia seguinte, do Chorinho das Manas. Transmissão pela plataforma twitch.tv/festivalmana. Programação completa aqui.
numero:✓ De teatro, estreia de “Se pah, dá um show!”, com texto, direção e atuação de Nil Agra, no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, sábado (12/12), às 21h30. A comédia mostra a importância de determinados eventos, da morte de Ayrton Senna ao atentado contra o World Trade Center, para o cotidiano coletivo.
numero:✓ “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo 2 — Novo normal” está em cartaz no Teatro Vannucci, no shopping da Gávea, no sábado (12/12), às 20h.
numero:✓ Luisa Arraes escreveu o texto e atua em “Nunca estive aqui antes”, com direção de Nelson Baskerville, no sábado (12/12), às 22h, e domingo (13/12), às 20h, gratuito, com transmissão no Sympla. Luisa passa a primeira noite sozinha, numa casa onde já morou tantas vezes. Diante da solidão, ela repassa memórias e traça a história do apartamento e do próprio medo.
numero:✓ Está em dúvida de que filme dar play no streaming? Criolo e Marcelo D2 podem ajudar. Os músicos estão na lista de 35 nomes da curadoria da cinelist Famosos Indicam do Telecine. Os documentários “Marighella”, “Mais e Melhores Blues”, de Spike Lee; e O Juízo, suspense no qual contracena com os veteranos Fernanda Montenegro e Lima Duarte, são algumas das recomendações de Criolo. Já D2 escolheu “O Poderoso Chefão” e “Parasita”, ganhadores do Oscar de Melhor Filme; “Os Intocáveis”, que premiou Sean Connery com um Globo de Ouro, e “Cisne Negro”, que deu o Oscar de Melhor Atriz para Natalie Portman. As listas ficam no streaming até 20 de dezembro.
numero:✓ Agora, às artes plásticas: a galeria Mul.ti.plo, no Leblon, comemora 10 anos com exposição de Célia Euvaldo, Eduardo Sued e Maria-Carmen Perlingeiro, artistas que participaram da primeira mostra no local, em 2010. No sábado (12/12), a partir das 11h.
numero:✓ Cláudio Valério Teixeira inaugura “Aquarelas da quarentena”, com 64 trabalhos feitos na pandemia, neste sábado (12/12), às 10h, na Galeria Evandro Carneiro Arte, na Gávea.
numero:✓ Também tem novidade no Museu de Arte Moderna com a abertura da individual “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, neste sábado (12/12), a partir das 10h. São 100 obras do artista carioca, relacionadas ao ritmo, à dança e à música, com curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo.
numero:✓ Para refletir: “A sorte só aparece quando você está em movimento”