numero:✓ Só se fala na vacina. Que “meda” de o ministro Pazuello abrir a boca e depois voltar atrás, com a fala desaprovada!
numero:✓ E que tal “O Poderoso chefão — Parte 3” editado e revisado pelo diretor Francis Ford Coppola? O longa é uma das nove estreias nos cinemas. Para saber salas, horários e gêneros, clica aqui.
numero:✓ Você se pensa imortal? Vá ler “Os últimos melhores dias da minha vida”, de Gilberto Dimenstein, grandíssimo jornalista que morreu de câncer de pâncreas.
numero:✓ Rolando nas redes: “Dizem que, no Natal, podemos reunir 10 pessoas sem problema. Onde vou conseguir 10 pessoas sem problema?”
numero:✓ As eleições municipais, ou melhor, o E-título, ainda está dando o que falar. Entre as menções nas redes, sobre as justificativas de voto: “Estava na Zona Rural e não consegui ir à cidade. Documentação comprobatória: uma foto de um trator”; “Justificativa: estava passando mal e podia ser coronavírus. Documentação comprobatória: uma selfie do cidadão segurando um termômetro”; “Justificativa: eu tive filho antes das eleições, estava de repouso. Documentação comprobatória: foto de um bebê”, e assim vai.
numero:✓ Do novelista Aguinaldo Silva: “Querer ser Presidente da República está virando, entre os políticos, uma verdadeira pandemia. Ninguém se conforma com menos”.
numero:✓ Que tal reservar o cinema só pra você? Neste crescimento da covid, as redes UCI, Estação e Cinemark fazem ofertas para reservar salas para até 20 pessoas, em datas e horários à escolha, para assistir a filmes disponíveis em acervo, circuito comercial ou pré-estreia. No Estação o agendamento é por e-mail ([email protected]); no Cinemark, o serviço só está disponível em Niterói; e no UCI, o agendamento é no ucicinemas.com.br/sessaoamigos.
numero:✓ Se o Country Clube, que tem varanda até cansar, voltou a proibir levar convidado!
numero:✓ No fim de semana (04 a 06/12), o Festival Satyrianas apresenta uma maratona de 400 atrações online, ao longo de 78 horas ininterruptas. O evento, da companhia Os Satyros, ocupa anualmente a Praça Roosevelt, em São Paulo, com um viradão cultural que agora ganha versão na Internet. A agenda inclui não apenas peças como também festas com ares de boate, shows de drag queens e saraus poéticos, no site.
numero:✓ Quem adora uma lista de qualquer coisa, pode tentar marcar um lugar em dois restaurantes do Rio que entraram no ranking dos 50 melhores da América Latina (“50 Best Latin America’s”): o Oteque, de Alberto Landgraf (duas estrelas Michelin), está em 12º lugar, enquanto o Lasai, de Rafa Costa e Silva (uma estrela Michelin), em 21º.
numero:✓ Aos shows presenciais: a dupla Inácio Rios e Mosquito comanda a roda de samba “Encontros casuais”, com participação de Martn’ália, Sandra de Sá e Feyjão, na Cidade das Artes, na Barra, no domingo (06/12), às 18h.
numero:✓ Nando Reis faz show na Jeunesse Arena, também na Barra, no sábado (05/12), a partir das 22h.
numero:✓ Agora, de lives: Andreas Kisser e Yohan Kisser, pai e filho guitarristas, unem-se ao tecladista Renato Zanuto para um show com clássicos do rock, no sábado (05/12), às 19h e às 21h30, no site do Blue Note SP (bluenotesp.live).
numero:✓ A Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença se apresentam sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, com o show “Valencianas”, com músicas de Alceu adaptadas para concerto. Abertura da Academia da Orquestra Ouro Preto tocando “As quatro estações”, de Vivaldi. No domingo (06/12), a partir das 17h30, no YouTube da Orquestra Ouro Preto (/orquestraouropreto).
numero:✓ Em comemoração ao centenário de Clarice Lispector (10/12), Odilon Esteves estreia a peça “Na sala com Clarice”, no domingo (06/12), às 19h, com transmissão no Sympla (nasalacomclarice). O monólogo apresenta textos da escritora a partir de escolhas feitas pelo público por enquete.
numero:✓ “Nesta data querida” é o novo espetáculo de Gustavo Pinheiro, com direção de Victor Garcia Peralta, sábado e domingo (05 e 06/12), às 17h, no Sympla.
numero:✓ Eriberto Leão estreia “O astronauta”, sábado e domingo (05 e 06/12), às 18h, também no Sympla. Um astronauta é enviado ao espaço para uma missão solitária. O tempo passa, e o contato com a Terra vai se tornando cada vez mais difícil, levando o viajante a uma experiência de isolamento completo.
numero:✓ O CCBB inaugura a coletiva “De casa com arte”, com trabalhos de 29 artistas, como Maria Eugênia Baptista, Myriam Glatt, Patricia Secco, Rogerio Silva, Iza Valente e Lucio Volpini. Carlos Bertão e Alê Teixeira assinam a curadoria. Sábado (05/12), a partir do meio-dia.
numero:✓ Receita de relaxamento de conhecida jornalista amiga da coluna: deita com a coluna toda no chão, abraça as pernas, vai pra lá e pra cá, entrega o corpo ao solo e, claro, o vibrador ao lado.