Quem imaginou surgir um vírus fatal no séc. XXI? Alguém acreditou realmente que passaríamos por isso?
Agora imagina uma empresa como a minha, que fabrica batom, de repente com todas as bocas escondidas sob as máscaras! O cosmético queridíssimo desde os primórdios da civilização por nós, mulheres e simpatizantes, um ícone de beleza, que levanta nossa autoestima, que nos eleva o moral, que até define nossas personalidades, estar sendo obrigado a se esconder. Sim, todo mundo sabe que é verdade!
A beleza tem uma grande força nata; ela transcende, ela conta nossa história — vide o livro a “História da Beleza”, de Humberto Eco, em que ele descreve e ilustra magnificamente toda a história e a representação da beleza nas sociedades, desde as antigas até as modernas. Então, o batom, além de ser um produto, é um conceito impresso no nosso DNA, na nossa existência, tanto no lado superficial como no profundo.
Quantas pandemias, quantas guerras, quantas crises o batom tem em sua trajetória, sempre resistindo e voltando mais forte, sempre de mãos dadas com a gente em cada uma dessas situações.
Então, vamos lá, como nós, eu e minha filha Júlia, que há quase quatro anos montamos nossa marca com o maior amor e carinho do mundo nos vimos neste momento. Primeiro foi o pânico físico, claro, depois o pânico com nosso trabalho, que é nossa subsistência e de nossa equipe, e, no momento, todos os nossos revendedores estavam fechados. O que fizemos? Levantamos as mangas, partimos para estudar a fundo a história das crises mundiais; não nos deixamos abater. Muito — rsrsrs. Dormir? Sem chance – rsrsrs. Então investimos energia e foco máximo em nosso e-commerce. Com coragem e ousadia, lançamos lindas cores novas, com sucesso e trabalho, trabalho , trabalho…
O que vimos foi que não estamos sozinhos, que vai passar e precisamos de calma, de táticas e estratégias inteligentes para o combate.
Agora vamos lançar a campanha “Beleza sem Limites”, atentas ao Covid-19 que nos ilhou. Estamos limitados a não encontrar a família, amigos, ir ao trabalho, nos divertir, namorar, viajar etc. Nossa mensagem é proteja-se, use máscara e nunca abandone o seu batom -ele vai nos ajudar sempre a levantar. O bonito é que as pessoas, no começo da pandemia, estavam se entregando muito à apatia; de repente todos começaram novamente a voltar, os posts já eram com as pessoas mais cuidadas, mais alegres, e o batom voltou por meio das reuniões de trabalho, de lazer, prazer com amigos em festinhas online. E vejam a importância de nos sentirmos bem.
A Vogue, em 1940, durante a Segunda Guerra, lançou o slogan “Beauty is your Duty”, ou seja, a beleza é seu dever. Então Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra, entendeu que o batom vermelho era um produto de primeira necessidade
em tempos de guerra. Por quê? Exatamente porque ele dá a sensação de vida, sensação de normalidade; com isso, ajudava os soldados a se apegarem à imagem das suas mulheres e se motivarem para lutar. Churchill, então, durante a recessão, quando faltavam todos os produtos de necessidade básica, decretou que somente a farinha e o batom vermelho seriam distribuídos para a população. Assim, o batom foi transformado no símbolo, por excelência, do estilo de vida da sociedade moderna.
Então, gostaríamos de passar a mensagem tão famosa de Churchill e que a população escrevia nas avenidas de Londres para os pilotos inimigos: “Nunca nos renderemos.”
Elza Barroso é jornalista, fotógrafa e relações-públicas. É também fundadora da marca de cosméticos Facei It Vegan, em parceria com sua filha Júlia Barroso.