É tempo de virada, de alívio, de início de era, mas tudo com muita cautela — assim dizem os astros… O alinhamento de Júpiter e Saturno, os maiores planetas do sistema solar, acontece nesta segunda (21/12). Embora permaneçam separados por centenas de milhões de quilômetros no espaço sideral, eles vão se sobrepor.
Os planetas se encontram de 20 em 20 anos no Céu e sempre nos signos do mesmo elemento. Estamos fechando um ciclo de 800 anos! A cada 200 anos de conjunção de Júpiter-Saturno, sempre nos signos de Terra; essa última aconteceu em Capricórnio. Agora, essa conjunção será num signo de Ar: Aquário começando realmente uma nova era. Tudo que era marca de Terra, como o poder, o ter, os bens materiais, tudo isso vai perder lugar. Vamos inaugurar uma era em que o saber, as relações e as comunicações serão muito mais valorizados. Muita coisa vai mudar pra melhor, mas quem é apegado à matéria e ao Ter vai sentir muito!
Essa mudança para o signo de Aquário é um marco. Teremos a troca e mudanças de valores e percepção de uma nova ordem social, que vai começar a ser construída. Vivemos, até agora, uma ênfase na produção, no tangível, no consumo e no acúmulo.
Agora, a concentração de poder vai perder força; o capitalismo será mais humanitário e mais igualitário. O que terá força para os próximos 200 anos será o saber, o intelecto, a ciência e a tecnologia, e as trocas. Aquário é um signo do coletivo, que pensa em todos; o egoísmo não terá vez. Quem só pensar no próprio umbigo vai se perder no caminho. É claro que nada muda de um dia para o outro, mas hoje, com essa conjunção a 0 grau de Aquário, é o início da virada. Um privilégio viver isso!
Contudo, é interessante entender que é uma mudança gradual. Os seis primeiros meses, principalmente, por eles estarem tão próximos — Júpiter rege expansão e esperança; Saturno rege regras e estrutura. Então teremos seis meses com um misto de esperanças e temores. Nos próximos três meses, também vamos viver uma quadratura de Marte com Plutão, que incita brigas, disputas de poder, energias de hostilidade e fúria. Muito cuidado para não cairmos em brigas desnecessárias. Até junho de 2021, estaremos melhores, mas acredito que bom mesmo estará em 2022.
Rivka Lemle é ex-jornalista e produtora que mudou sua vida quando conheceu a Kabbalah, em 2003. Desde os 19 anos estudando Astrologia, passou os últimos 15 dedicando-se especificamente à astrologia cabalística.