Sabe o que o prefeito Marcelo Crivella, o empresário Rafael Alves e o ex-presidente da Riotur, Marcelo Alves, têm em comum, além de serem alvos do inquérito que ficou conhecido como o QG da Propina? Todos moram no Condomínio Península, na Barra.
O ex-senador Eduardo Lopes, que, segundo a Polícia, também faria parte do suposto esquema de corrupção que acontecia na Prefeitura do Rio, também mora no Península. Ele não foi encontrado em casa, já que, conforme informações, teria se mudado recentemente para Belém e, em breve, se apresentaria à polícia.
Com 55 prédios, praticamente do tamanho do Leblon, o Península tem mais ou menos 15 mil moradores. Muito procurado por famílias que enriqueceram no subúrbio, os imóveis têm em média 250 metros, e um apartamento pode custar até R$ 12 milhões.
Algumas pessoas públicas também moram lá, como o casal Klebber Toledo e Camila Queiroz, além de Henri Castelli e Marco Pigossi, e as funkeiras Anitta e Valesca Popozuda, que já moraram lá.
Mas ali quem chama a atenção mesmo são os moradores ocupantes de cargos no Legislativo e no Executivo. Entre eles, o governador em exercício Cláudio Castro, também investigado em uma operação do Ministério Público.
Por Acyr Méra Júnior