Os artistas plásticos mineiros Fani e Carlos Bracher, casados há 52 anos, vão lançar virtualmente o acervo do “Ateliê Casa Bracher”, onde moram em Ouro Preto (MG), neste sábado (19/12), quando o pintor completa 80 anos. E vai ter festa: a partir das 19h, será mostrado um vídeo em homenagem ao pintor com a presença da Orquestra de Ouro Preto e depoimentos de artistas, tais como João Cândido Portinari, Maria Bethânia e Ronaldo Fraga.
A propósito, entre as curiosidades do novo site está o retrato de João Cândido Portinari, que Bracher pintou em 2015, ao vivo, com plateia de mais de cem pessoas durante a mostra “Pintura & Permanência”, no CCBB do Rio. O quadro faz parte de uma série de retratos que o artista vem colecionando nos mais de 60 anos de carreira: Bibi Ferreira, Leonardo Boff, Belchior, Tizuka Yamazaki, Milton Nascimento, entre outros
O site é trilíngue (português, inglês e espanhol) e durante 2021 o casal vai fazer vários eventos com convidados. “O site representa uma síntese de mim e da Fani. Duas unidades, duas pessoas diferentes que se encontraram na pintura. É extraordinário, em nossas vidas, um projeto como esse. O mundo hoje é virtual. O importante é as coisas se espalharem pelo mundo. Quanto mais alcance a arte puder ter, melhor. Ainda mais neste momento”, diz Carlos.
Existe também a opção da turnê em 360º dos ambientes do sobrado colonial construído há mais de 200 anos no centro histórico da cidade mineira, passeando por 150 trabalhos do casal.