Desde que era pequena, eu sempre gostei de gente. Adorava conversar com as pessoas e tentar encontrar soluções para diversas questões que apareciam na minha vida e na dos outros. Quando era adolescente, precisei lidar com a falência do meu pai, que trouxe grandes mudanças para todos na minha família e me fez enxergar a vida de outra forma: com olhos de quem precisa correr atrás do sucesso!
Cursei Pedagogia, uma faculdade que me ensinou a educar e que me foi valiosa durante toda a minha vida profissional. Desde o meu primeiro emprego, como sacoleira, até o mais alto posto que já ocupei, como diretora nacional de vendas de uma das maiores multinacionais de tecnologia do País, valorizei o maior ativo que qualquer negócio pode ter: as pessoas.
Sob a minha gestão já passaram mais de 15 mil funcionários e 700 parceiros. Fiz com que as minhas equipes crescessem junto comigo e vi meus colaboradores engajados e felizes. Tudo isso só aconteceu porque me dediquei a algo que muitos gestores subestimam: o comportamento. Sim, um colaborador com mindset progressivo é capaz de entregar resultados tidos como impossíveis. Hoje, sou empreendedora e fundei a B-Have para compartilhar com pessoas de todo o Brasil o conhecimento que adquiri ao longo de todos esses anos.
Quando fui publicar meu livro, muitos me falaram para mudar o título porque poderia não pegar bem ou suscitar interpretações erradas. Determinada, eu disse que tinha que ser esse o nome, sim, porque eu escuto demais gente falando que não aguenta mais pessoas enchendo o saco delas ou se fazendo de vítimas. E o que eu respondo é: se você não aguenta mais, ajude essas pessoas porque gente feliz não enche o saco.
O único remédio é ajudá-las, colaborar com elas. Não é reprimindo, apontando defeitos ou julgando. Cuide de você e se desenvolva. Mas cuide também de quem está ao seu redor e as ajude a se desenvolverem. Essa é a única maneira de termos menos julgamentos, menos preconceito e mais tolerância e inclusão.
Minha vida foi marcada por acertos e erros. Sofri a cada erro cometido, mas também aprendi demais. Sofrimento ensina. Mas eu não quero nem posso desperdiçar todo esse aprendizado: conhecimento só tem propósito quando é compartilhado. E é por isso que estou publicando esse livro!
Erika Linhares é empresária, pedagoga e palestrante e acaba de lançar o seu primeiro livro, “Gente Feliz Não Enche o Saco” (Best Business, do Grupo Editorial Record). Erika foi ex-diretora nacional de vendas da TIM, onde começou como atendente de loja, ganhando R$ 350. Há pouco mais de um ano, deixou o cargo para abrir a empresa B-Have, em que roda o Brasil, dando treinamentos para líderes e colaboradores com foco em habilidades comportamentais.