Nesta terça (24/11), o governador Cláudio Castro esteve com Thiago Pampolha, secretário estadual do Ambiente, fazendo uma primeira ação para instalar uma ecobarreira no Rio Anil, em Jacarepaguá, depois de muitos apelos do biólogo Mario Moscatelli, colaborador da coluna.
A equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou, só nesta terça (24/11), mais de 100 toneladas de lixo do arroio Pavuna e mais 60 toneladas do arroio Pavuninha, que deságuam no sistema lagunar da Barra e de Jacarepaguá. “As ecobarreiras são fundamentais para evitar que resíduos de todos os tipos cheguem ao sistema lagunar. Espera-se que um dia, sabe-se lá quando, não precisemos mais dessas estruturas. Reitero minha convicção de que, quando há vontade política, as coisas acontecem. Isso é fato! E quando não há vontade, nem as Olimpíadas foram capazes de fazer acontecer o que havia sido acordado com o carioca e com o mundo. Portanto, um importante passo da atual gestão estadual de tantos outros que precisarão ser dados no agonizante sistema lagunar”, diz Mario.
Cláudio completou: “A pauta ambiental é prioridade para nós. A gente sabe que, olhando para o meio ambiente, o que fizemos hoje ainda é pouco. É uma primeira ação, mas o começo de um tempo de respeito ao ambiente e de demonstrar que desenvolvimentos econômico e sustentável devem caminhar lado a lado”. A estimativa é que, com mais duas estruturas semelhantes, seja possível recolher mais de 300 toneladas de lixo por mês.