“Lá fora, temporal” — não é sobre a chuva que tem caído no Rio, nos últimos dias, mas o título da peça estreada por Analu Prestes e Ary Coslov, nessa quarta (04/11), no projeto Teatro Já”, do Teatro Petra Gold, no Leblon. O drama inédito, com texto de Marcelo Aquino e direção de Cássia Villas-Bôas, segue a história de Oscar, professor de História que está isolado em casa e preso ao seu universo, há 30 anos. Numa noite chuvosa, recebe a visita inesperada de uma mulher que desperta lembranças entre a realidade e a ficção, alterando a noção do tempo; ou seja, qualquer semelhança não é mera coincidência em época de pandemia, em que todos ficaram e alguns ainda permanecem confinados.
“A proposta do ‘cineteatro’ me interessou porque fomos obrigados a descobrir uma nova maneira de expressão e comunicação. O ao vivo dá uma sensação de termos plateia, mesmo que online”, diz Analu, na estreia no mundo virtual. Além disso, a montagem marca a volta de Ary aos palcos, depois de 10 anos dedicados à direção.
Quanto à “liga” em cena, os atores se conhecem desde 1974, quando aturam juntos em “Titus Andronicus”, com direção de Luís Antônio Martinez Corrêa; logo depois, Ary a dirigiu em “Pedra, a tragédia”, um clássico do besteirol de 1987, no Teatro Cândido Mendes. O espetáculo fica em cartaz online, até o dia 25 deste mês, sempre às 17h, com ingressos no Sympla.