Viralizou nas redes, nesta terça (24/11), um vídeo em que Glenn Close diz não fazer sentido que Fernanda Montenegro não tenha ganhado o Oscar por “Central do Brasil”, em 1999. “Honestamente, eu nunca entendi como é possível comparar atuações. Eu me lembro aquele ano em que Gwyneth Paltrow ganhou da aquela atriz incrível de ‘Central do Brasil.’ Eu pensei, o quê? Isso não faz sentido”, disse Glenn nessa segunda (23/11), em entrevista ao “ABC News”.
Como ela, até hoje os brasileiros não superaram o resultado que deu a estatueta dourada a Paltrow, por “Shakespeare apaixonado” — também concorriam como Melhor Atriz Cate Blanchett, Meryl Streep e Emily Watson. Para os que não eram nascidos à época, Montenegro quebrou recordes ao se tornar a primeira e única atriz brasileira a concorrer ao prêmio. Glenn é indicada para o Oscar 2021 pelo filme “Era uma vez o sonho”.
Entre os comentários, “nesse dia entendi claramente que a premiação da indústria era um investimento dela em si mesmo. Fernandona já havia negado vários papéis depois da indicação. Cada sim poderia ter dado a ela os votos que lhe dariam o prêmio e alavancariam os filmes em que ela estivesse”; “eu morava em São Francisco, na época, e nem os americanos entendem porque a Fernanda não foi a premiada”; “é por isso que a Glenn nunca ganhou um Oscar (ela foi indicada sete vezes), porque ela joga verdades na cara da academia”, e por aí vai.
A Glenn Close tb não superou a derrota da Fernanda Montenegro no Oscar pic.twitter.com/ERvyXrf5yD
— Lucas Salgado (@lucas_salgado) November 24, 2020