Nesta quinta (08/10), é Dia do Nordestino, que comemora toda a genialidade cultural e folclórica da região, dividida em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande de Norte e Sergipe. Não se surpreenda se daí sair até….. a vacina da Covid-19 ou de alguém que tenha algum laço com a região. Como diz a empresária carioca Ione Costa, apaixonada por Pernambuco: “Só quem experimentou sabe a força de dizer um ‘ôxe!’ bem dito”.
A rainha das lives, Teresa Cristina, que agora começa o show diário às 8 da noite, convida o poeta e músico Antônio Marinho, de São José do Egito (PE), também gestor do Instituto Lourival Batista (ele é neto do famoso repentista nordestino), para abrir a noite que promete muitos convidados-surpresa.
“O nordestino é um herói sem capa. Ele carrega o Brasil nas costas em muitos momentos da história. Tenho orgulho de ser filha de nordestino — meu pai era do Recôncavo Baiano. Admiro Ariano Suassuna, Chico Anysio, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença, Fausto Nilo, Chico Cézar… É muita gente. E a importância do Nordeste na nossa cultura é imensa porque é uma região muito rica, muito independente culturalmente e ajudou a construir o Sudeste. A gente mora em prédios e frequenta colégios que foram construídos por nordestinos, sem contar com a contribuição para a cultura do Brasil. Muitos artistas nordestinos me formaram artisticamente”, diz Teresa. Se liga no @teresacristinaoficial.