As milícias dominam o Rio, nós sabemos. Segundo a inédita “Mapa dos Grupos Armados do Rio”, divulgada esta semana pelo IBGE, a milícia e tráfico estão em 96 dos 163 bairros, numa área onde vivem mais ou menos 3,76 milhões de pessoas. Temos um professor no assunto: Luiz Eduardo Soares.
O antropólogo e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública do Governo Federal vai dar uma palestra no “Foro Inteligência”, na próxima quarta (28/10), às 19h, sobre “Milícias e Captura Eleitoral”, pelo Zoom e site do evento: “As milícias constituem uma modalidade de crime organizado, formado principalmente por policiais e ex-policiais, que se beneficiam de sua dupla identidade e que impõem taxas sobre as mais diversas atividades econômicas das comunidades do Rio, inclusive o acesso à terra. E também outro ponto: a ameaça à segurança pública é a flexibilização do acesso às armas ”, diz ele.
O Foro, que reúne o BRICS Policy Center e a revista Insight, vai manter um canal aberto com países, como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários sobre problemas brasileiros que atingem as nações do bloco. Mais informações aqui.