Quem vai negar um pedido de Xuxa? A apresentadora, que não come carne vermelha desde os 13 anos e segue a alimentação 100% vegana há três anos, foi escolhida a madrinha da ação “América Latina pelos Animais”, da ONG Million Dollar Vegan, e convida a todos para experimentar o estilo de vida, em projeto nacional que será lançado neste domingo (01/11), Dia Mundial do Veganismo.
É a terceira ação da campanha “Tire as Pandemias do Cardápio”, que alerta a população sobre a relação entre a produção de produtos de origem animal e os riscos de surgimento de outras pandemias, como a do coronavírus. “Tirei por completo o sofrimento do meu prato, confirmando e afirmando meu amor pelos animais. Eu fiquei muito melhor, minha pele melhorou muito… Além da alimentação, você quer tirar a crueldade animal da sua vida”, diz Xuxa.
A ONG já distribuiu quase 300 mil refeições veganas no mundo todo (12,3 mil no Brasil), desde o início da campanha, em abril. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), cerca de 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal. “Os animais ficam aglomerados nessas fazendas. São tratados de forma tão cruel que seu sistema imunológico fica inoperante. Assim, é fácil que contraiam doenças infecciosas de outro animal para depois espalhá-las como fogo. Cada vez que o vírus salta de uma espécie para outra, há maior chance de sofrer mutações para uma forma mortal que seja altamente contagiosa entre humanos”, diz Aysha Akhtar, neurocientista e integrante do Centro de Ética Animal da Universidade de Oxford.