numero:✓ O jardim Pernambuco, um dos pontos altos da Covid em março, agora conta com “fumacê” dia sim, dia não. Não há notícia de novos casos — cruz credo!
numero:✓ Vamos ouvir os hormônios no fim de semana nublado? Melhor programa, se é que vocês me entendem. Melhor, só dormindo com o lobo-guará — rsrsrsrs.
numero:✓ Do jornalista Guga Noblat: “Quando o bombeiro é o boi, é porque chegamos ao fundo do poço”. Sobre a declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao dizer que o desastre ambiental provocado pelas queimadas no Pantanal seria menor se houvesse mais atividade pecuária no bioma.
numero:✓ Ou, de Rosana Hermann: “Quando o bombeiro é boi, é porque tá tudo ca gado”.
numero:✓ Sugestão do jornalista Alex Lerner: a série “Ratched”, na Netflix. Por quê? Porque é do Ryan Murphy, ora.
numero:✓ Nova profissão na era Covid: fiscal de protocolo. Precisa explicar?
numero:✓ Dia da criançada na segunda (12/10), e vocês aí, pais, tendo que sair com a bolsa lotada de álcool em gel, 300 máscaras para trocar de 2 em 2 horas… Claro, se escolher os programões presenciais. Se os filhotes forem tranquilos, um celular rodando YouTube da Peppa já resolve, mas o que não faltam são as lives. Segue o fio.
numero:✓ A Orquestra Petrobras Sinfônica vai reunir-se para uma live, na segunda (12/10), às 17h, direto do Teatro Riachuelo, sem plateia e transmitido pelo YouTube da orquestra. A regência vai ser de Felipe Prazeres com as participações da soprano Juliana Franco e do barítono Marcelo Coutinho, com repertório infantil.
numero:✓ Das 10h às 22h, a entrada é gratuita, com ingressos de cada brinquedo a R$ 10, no novo Tivoli Park, que está de volta. São 20 brinquedos, sendo dois originais do antigo parque que funcionava na Lagoa: o Bicho da Seda (espécie de carrossel em alta velocidade, com gôndolas para duas pessoa (cuidado pra não voltar com a Covid, amor!) e o Barco Viking.
numero:✓ Domingo e segunda (11 e 12/10), a Cidade das Artes, na Barra, oferece uma programação gratuita das 9h às 13h, incluindo circo, música, contação de histórias, teatro e atrações, como a Tia Gê e a Cia. Arte Influxo. A Orquestra Maré do Amanhã fecha a agenda na segunda (11h), apresentando clássicos, como “A Casa”, de Toquinho e Vinicius, e “Aquarela”, de Toquinho. Quanto à segurança, foram espalhados 150 “lounges” com capacidade máxima de seis pessoas, do mesmo grupo, na sua área externa. Os espaços devem ser reservados, gratuitamente, no aplicativo Ingresso Certo.
numero:✓ Em cartaz há mais de 20 anos, “Os Saltimbancos, montagem do clássico de Chico Buarque, dirigida por Maria Lúcia Priolli, é a primeira da reabertura do Teatro Vannucci, também no Shopping da Gávea, neste sábado, domingo e segunda (10, 11 e 12/10), às 17h.
numero:✓ E tem “Jornadas de Outubro no Parque Lage”, com uma série de programas online, mas, na segunda (12/10), a programação será presencial, no Palacete da Escola de Artes Visuais, das 9h às 12h, no Jardim Botânico. Informações: 99228-7955.
numero:✓ Neste sábado (10/10), o Museu do Amanhã realiza os “Jogos de bicicleta”, uma série de brincadeiras que estimulam o equilíbrio e o movimento das crianças, conduzido por instrutores com a participação dos pais. Não é preciso levar bicicleta. Na Praça Mauá, informações no 3812-1800.
numero:✓ O MAM também preparou uma programação gratuita com jogos, oficinas e visitas guiadas às exposições, neste sábado (10/10), a partir das 11h. No domingo (11/10), visita guiada à exposição “Irmãos Campana — 35 revoluções”, uma retrospectiva do trabalho dos designers. Já, na segunda (12/10), a programação é online, com a série “AniMAM”, no Vimeo.
numero:✓ Vamos ao online: a 18ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) começa nesta sexta (09/10) e vai até 9 de novembro, com mais de cem títulos. Os filmes são divididos em 15 salas digitais, por temas e faixa etária — todas gratuitas, exceto a da mostra Telecine, apenas para assinantes do Telecine Play. A programação completa no site.
numero:✓ A partir deste sábado (10/10), o CCBB promove o “Musicar — Festival de música infantil”, com programação online e gratuita até 15 de novembro. Entre shows, oficinas, podcasts e webinars (para adultos), são mais de 50 atrações. As transmissões, pré-gravadas, vão estar no YouTube (/musicalfestival) e no Spotify (/user/musicar.festival). A programação completa aqui.
numero:✓ Na segunda (12/10), Diogo Nogueira faz live dedicada às crianças, a partir das 19h, com aquele QR code básico para arrecadar fundos para a ONG ChildFoud Brasil, com transmissão no YouTube do cantor. O músico, que sempre cozinha entre uma música e outra, vai preparar um prato adorado pelas crianças, o strogonofe.
numero:✓ Bora para programação adulta, por favor! Desta sexta até terça (09 a 13/10), acontecem as comemorações dos 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso, de São Paulo, com muita música, teatro e depoimentos emocionantes. Nesta festança, você pode curtir shows de Nando Reis e Sebastião Reis, Lirinha e João Leão, Fafá de Belém, João Carlos Martins, Bixiga 70, Laércio de Freitas e Casa do Hip-Hop Centro — Bixiga é Noiz. Confira a programação completa aqui.
numero:✓ Os Paralamas do Sucesso se apresentam direto do palco do CCBB Rio, a partir das 20h, no domingo (11/10), com transmissão via YouTube. É aquela nostalgia oitentística que tanta gente ama.
numero:✓ Com a previsão de tempo instável no fim de semana, as areias ficam mais vazias; com isso, aumenta a procura pelos cinemas na segunda semana pós-retomada. Cinco filmes entraram em cartaz, como o “Armas em jogo”, do neozelandês Jason Lei Howden, com Daniel Radcliffe. Têm também os brasileiros “Não vamos pagar nada”, longa de estreia de João Fonseca, inspirado em peça de Dario Fo, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho; e “Sem seu sangue”, de Alice Furtado. Para os demais, clica aqui para saber salas, gêneros e horários.
numero:✓ Como publicamos aqui, a Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, está com duas ótimas mostras. Agendamento aqui.
numero:✓ Tem gente sugerindo o título do filme estrelado por Wilson Witzel: “O Outono do Governador”. Com a seguinte sinopse: “Como num livro de Gabriel García Marquez, Wilson Witzel sofre as agruras de ser um político acidental. Delira, morre e volta à vida. Descansa e é afastado. Acende um charuto e vê a rotina carioca da Rua Paulo Cezar de Andrade, número 407. E morre de novo”.
numero:✓ “É o mais difícil”, disse Helena Witzel ao ser questionada pela revista “Oeste” sobre o que sentia ao ver o casal Helena e Wilson Witzel ser igualado a Sergio Cabral e Adriana Ancelmo. Ninguém perguntou a opinião do Cabral — ainda.
numero:✓ O Instituto Moreira Salles, na Gávea, inaugura, neste sábado (10/10), a mostra “Ocupação Eduardo Coutinho”, sobre a vida e obra do cineasta (1933-2014). Esse não dá pra perder. É ou não é?