numero:✓ Está reclamando de ficar em casa? Imagine os hóspedes de Bangu 8 neste calor do Senegal e sem poder pedir “uma pedrinha de gelo no meu champanhe”, como um deles gosta?
numero:✓ Sobre o “sextou” infernal primaveril, foram várias menções nas redes: “Sensação térmica: quero ficar pelado!”; “Sofrendo inverno reverso aqui”, “Alguém avisa para o verão que é vez da primavera? É muito feio furar fila!”.
numero:✓ Depois de mais de seis meses de lives, dois teatros retomam a vida presencial esta semana: Prudential, na Glória, e Petra Gold, no Leblon. No primeiro, o público vai ficar fora da sala, numa área aberta com mesas para duas ou quatro pessoas. No Petra Gold, pioneiro e recordista em transmissões ao vivo de peças durante a pandemia (a programação de lives continua), a sala reabre ao público a partir deste sábado (03/10), com apenas 39 lugares. Veja aqui a programação completa do Prudential e a do Petra.
numero:✓ Igualmente fechados há mais de seis meses, parte das 219 salas de cinema reabrem. Uma das novidades é a volta dos “lanterninhas”, fiscalizando o comportamento — se for ruim, você acaba expulso e ainda atrapalha a sessão alheia; olha o mico, hein? Saiba quais cinemas abriram e que sessões estão em cartaz aqui.
numero:✓ Diálogo à beira da piscina do Fasano, em Ipanema, num pequeno grupo: “Nós não podemos continuar tão amigos. Comi a mulher dele por anos; nós todos vamos nos lembrar disso”. E o outro respondeu: “Como você é um cara leal.
numero:✓ Tudo bem no Leblon? É o novo preto.
numero:✓ E, no meio da pandemia, surge uma nova categoria: a “bicha rocambole”. A gente explica: amigo da coluna, ao tentar marcar o quinto encontro em aplicativo de pegação, e o crush só enrolar. Que tal?
numero:✓ “Gretchen se casa em Belém, sem a presença dos sete filhos”: “Tem problema, não; eles vão no próximo!”. Só pra deixar claro: é o 18º casamento da artista, e você aí, trocando mensagens com fantasmas em aplicativos de paquera.
numero:✓ Em recente jantar de empresária carioca, num apartamento na Delfim Moreira, não parava de chegar gente. Na terceira a repetir “Eu já tive, eu já tive, eu já tive”, um dos poucos convidados, homem, vazou, sem comer e brincou com o porteiro: “Perigo, Covid”
numero:✓ Se você só gosta de ver arte de perto, aproveite que o roteiro de exposições aumentou. Como publicamos aqui, a Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, inaugura duas novas mostras neste sábado (03/10), com obras inéditas. O Museu Casa do Pontal, no Recreio, despede-se do casarão onde ficou por 44 anos, com a exibição de seu acervo de arte popular.
numero:✓ Arnaldo Antunes convida o pianista Vitor Araújo para um show neste sábado (03/10), às 19h, no YouTube do Sesc (@sescaovivo).
numero:✓ Zélia Duncan, em formato de voz e violão, apresenta o espetáculo “O lado bom da solidão”, neste sábado (03/10), às 20h, em primeiro show numa casa de espetáculos desde março, na Sala Nelson Pereira dos Santos. No Facebook (/zeliaduncanoficial e /salanelsonpereiradossantos).
numero:✓ Você se arruma melhor para uma live, para jantar com o “maridon”, ou pra dançar no espelho? Claro que você se arruma!
numero:✓ O evento “Inspira — Quem jamais te esqueceria” reúne vídeos pré-gravados e lives de nomes, tais como: Gilberto Gil, Elza Soares, Chico César, Maria Gadú, Flávio Venturini, Dori Caymmi e Mônica Salmaso. A partir das 18h, deste sábado (03/10), no YouTube (/inspirartescultural) e no Facebook (/inspirartes).
numero:✓ Tim Rescala e Orquestra Maré do Amanhã apresentam o “Blim blem blom”, abrindo a programação do mês das crianças da série #SalaDigital, ao meio-dia de sábado (03/10), no YouTube (/salaceciliameireles).
numero:✓ Como publicamos aqui, a Velha Guarda da Portela vai fazer live como parte de suas comemorações de 50 anos, no sábado (03/10), a partir das 14h, nas redes da escola.
numero:✓ No domingo (04/10), vai rolar o World Festival at Hollywood Bowl, a partir das 22h30, com shows de arquivo de grandes nomes, por exemplo, Flying Lotus (em 2018) e Santigold (em 2009). Aqui, neste link.
numero:✓ Para refletir: nesta sexta (02/10), Gandhi completaria 151 anos, e seu chamado à coerência segue atual: “Seja a mudança que você quer no mundo!”