Somos o típico casal “opostos que se complementam”, e não é à toa que viemos de mundos profissionais muito diferentes.
Um (Fernando) era designer e trocou as agências de publicidade pelos sets de filmagem, tornando-se roteirista e ator, realizando o sonho de trabalhar com cinema. O outro (Guga) era advogado e produtor de eventos, mas abandonou o mundo corporativo e a noite carioca para mergulhar no universo holístico.
Apesar das realizações individuais, desde o nosso primeiro encontro, há pouco mais de dois anos, sabíamos que um dia trabalharíamos juntos e compartilharíamos novos sonhos — daquelas coisas que não seguem uma lógica, apenas sentimentos.
No final do ano passado, veio o primeiro “chamado do universo”, quando tivemos a ideia de unir nossas forças e contatos para criar uma agência criativa com a missão de realizar eventos de bem-estar e sustentabilidade, conectando uma rede de pessoas apaixonadas por um estilo de vida verdadeiramente saudável e, assim, inspirar uma mudança social. Assim surgiu a agência criativa Respiro.
Tudo parecia perfeito e em acordo com os nossos propósitos de vida – individuais e como casal. No entanto, logo nos primeiros meses de gestação da agência, surgiu o maior de todos os desafios: a pandemia. Com o isolamento social, todo mundo sabe o que aconteceu. Todos os eventos planejados foram, logicamente, cancelados ou adiados.
Durante o período inicial de confinamento, a prática da Yoga teve um papel fundamental, intensificando-se em nossa vida de uma forma muito espontânea, permitindo-nos olhar para o interior de cada um de nós dois — e do outro — e prolongar o nosso estado de presença por mais tempo, afastando sentimentos negativos, como medo, ansiedade e descrença. Foi também o trabalho de desconstrução do falso glamour e exibicionismo em torno dessa prática milenar que nos permitiu seguir uma rotina mais saudável e honesta, o que acabou refletindo também na desconstrução de muitos aspectos do nosso próprio ego durante a quarentena. E, na medida em que nos reconhecemos como um novo reflexo um do outro, nos transformamos profundamente como casal: mais unidos do que nunca. Afinal de contas, Yoga significa “união” e também deixar transbordar, para o mundo exterior, todo o nosso amor e gratidão pela vida.
Uma nova vida, muito mais consciente com o nosso real propósito de existência, em que seguimos em constante evolução e com a certeza de que não somos sozinhos. Estamos todos vivendo um momento de transformação profunda interior e com novos valores e emoções para compartilhar. Foi inevitável transformar, assim, a Respiro em um canal para ajudar os outros a se conscientizarem também do seu real propósito e comunicá-lo no ambiente digital. Mais do que trabalhar com branding consciente, queremos ser agentes de uma mudança mais profunda, e conectar pessoas, empresas, profissionais e artistas que estejam dispostos a essa transformação.
Este período sempre será lembrado com um gosto especial por conta das sombras que, juntos, transformamos em luz. Sombras, não, reformadores que nos deixaram mais fortes, humildes e criativos. E como é bom unir forças e potencializar nossos propósitos individuais nesta passagem por este planeta!
Gustavo Dale e Fernando São Thiago são namorados e sócios da agência criativa Respiro (@respiro.rio), focada em Design, Branding Consciente e Gestão de Redes Sociais.