Marcelo Crivella decidiu seguir à risca o ditado “se não podes com eles, junte-se a eles”. A partir desta terça (20/10), como sabido, bares e restaurantes estão liberados para funcionar livremente, ou seja, oficializou no Diário Oficial o que já estava valendo. Antes da medida, o funcionamento era até uma da manhã. “Foram apresentadas evidências que esta medida tem favorecido a ocorrência do comércio ilegal após este horário, desordem urbana e o grande acúmulo de lixo”, diz o texto para explicar as mudanças da fase 6B.
As quadras das escolas de samba, como publicamos aqui, também começam as atividades no dia 1º de novembro e, para evitar aglomeração, os eventos deverão ter cadeiras e mesas numeradas — piada? A nova lotação é de até 400 pessoas num lugar onde cabiam 5 mil.
Além disso, a equipe das quadras deve passar por cursos de capacitação da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses. “O comitê científico, por unanimidade, reconheceu que a fase 6B não provocou impacto nos indicadores os quais vêm até evoluindo positivamente, depois de seu início. As atividades retomadas nesta fase não foram, até o momento, responsáveis por impactos sobre o sistema de saúde”, diz o texto.