Nesta segunda (05/10), o jornalista Hélter Duarte, um dos apresentadores do “RJTV”, da TV Globo, teve sua conta no Instagram hackeada. Ele usou outra rede social, o Twitter, para avisar aos seus 79 mil seguidores e pedir ajuda para denunciar — quanto mais gente reportando, mais rápido o problema é resolvido.
Horas depois, a também jornalista Giuliana Morrone, coapresentadora do “Bom Dia Brasil”, além de suplente da bancada principal do programa, também teve seu perfil, com 168 mil seguidores, invadido. Nos dois perfis, em vez da imagem dos jornalistas, um avatar com o símbolo do Instagram. Ambos já denunciaram.
Ultimamente, golpes têm surgido freneticamente, principalmente o chamado “scammer”, em que simula perfis reais para roubar dados de contas e pedir resgate em dinheiro. O golpe não é novo. Quando o dono da conta faz um pedido de verificação de conta, o hacker envia uma mensagem privada de um suposto perfil de suporte da rede social, pedindo senha para continuar o procedimento.
Sem perceber, a pessoa entrega o acesso e aí é quando começa o martírio: a vítima recebe e-mails do Instagram avisando que a senha e e-mail de cadastro haviam sido alterados. Nesse momento, é que o criminoso passa a entrar em contato por e-mail e WhatsApp, avisando que só devolve o perfil se a pessoa pagar um resgate. Quem não fica sob estado de emoção nessa situação?