A Subsecretaria de Vigilância Sanitária começou, nessa quarta (16/09), a fiscalização em salas de cinema, que foram permitidas a funcionar desde a segunda (14/09), mas a associação de exibidores negou, já que estão proibidas vendas de alimentos e bebidas. Os técnicos vistoriaram 30 salas na Tijuca, Madureira, Vila da Penha, Cachambi, Botafogo, Copacabana, Campo Grande e Bangu. “A iniciativa serve para orientar gestores e funcionários dos cinemas e também para verificar como as salas estão organizadas para atender aos protocolos sanitários e se estão seguindo adequadamente as regras”, diz a fiscal Geila Cerqueira Felipe, nutricionista do Núcleo de Promoção e Política Nutricional da Coordenação de Alimentos da Vigilância Sanitária.
As equipes também verificaram os banheiros e coletaram amostras de água das torneiras, para análise. Quanto a liberar o comércio nas bombonnières, a prefeitura diz que “ainda estão proibidas e só serão liberadas após avaliação do Comitê Científico da Prefeitura. Todas as medidas no Plano de Retomada do município são previsões — apenas previsões — e podem ser alteradas de acordo com o monitoramento das curvas de contágio da Covid-19”.
As visitas foram para avaliar se a venda da pipoca pode acontecer antes de o Rio entrar na chamada fase “6b” de flexibilização, prevista para dia 1º de outubro.