Com o calorão prometido para esta semana, numa espécie de verão antecipado, o biólogo Mario Moscatelli, colaborador da coluna, fez imagens aéreas e terrenas impressionantes — embora recorrentes —, nesta quarta (30/09), para chamar atenção. “O que era para acontecer em novembro ou dezembro, pelas altas temperaturas do verão, está acontecendo agora. Se você encontrar uma coloração verde-abacate entre o trecho da praia da praia da Joatinga e Barra (quebra-mar), não entre dentro d’água. Teremos mais um verão – o 20º seguido – com a proliferação de cianobactérias (que fazem fotossíntese e produzem oxigênio, no entanto, também produzem toxinas que podem afetar fígados, rins, sistema digestório, entre outros)”.
Mario afirma que as lagoas de Jacarepaguá e Tijuca já apresentam expressivos sinais de multiplicação desses micro-organismos, que, dependendo da espécie, podem causar problema de Saúde Pública, “pois na maré baixa escoam para a praia da Barra. Peço às autoridades o monitoramento das condições das águas no trecho quebra-mar/Pepê.
E conclui: “Isso é saneamento caro e vergonhoso que transforma rios em valões de esgoto e lagoas em latrinas. Nada, absolutamente nada de novo, há pelo menos 20 verões, uns ruins e outros muito piores”.