Depois da experiência traumática na volta pra casa, no último feriado, no 7 de setembro, hotéis e condomínios da Costa Verde do estado do Rio se uniram para lançar uma ação convidando os turistas a ampliar seu período de permanência por, pelo menos, um dia a mais, no próximo 12 de outubro, feriadão que também cai numa segunda.
A ideia é que hospedagens de cidades como Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, as mais procurados, ofereçam 50% de desconto na tarifa do dia além do feriado, ou seja, se você está com o trabalho flexível ainda, pega a terça de folga e volte para sua cidade com as estradas menos cheias.
O projeto é do empresário Carlos Borges, dono do Portobello e da Pousada Porto Imperial, em Paraty, que contou com a adesão de hoteleiros, agências de viagens e da Associação de Condomínios da Costa Verde. “Mesmo assim, a solução para uma viagem sem congestionamentos é a privatização e duplicação da Rio-Santos, processo que só começará no ano que vem, e as obras vão demorar. As pessoas estão nervosas dentro de casa, não podem viajar para o exterior e há dificuldades no transporte aéreo. A Rio-Santos é a única estrada sem pedágio, e o problema dos engarrafamentos vai piorar nos próximos feriadões, no réveillon e no verão”, disse ele ao portal de turismo Panrotas, completando que muitos viajantes voltaram aos hotéis da região para não pegar engarrafamento no último feriado.
“Com o trabalho em home office e calendário escolar ainda indefinido, adiar a volta por mais um dia ficou fácil”, completa Manoel Francisco de Oliveira, presidente da Associação dos Condomínios da Costa Verde.