O ano de 2020 foi muito esperado: 10 anos de ArtRio, 10 anos da realização de um sonho — projeto de vida que me proporciona uma incrível jornada como profissional, empreendedora e executiva. Mais do que tudo, proporciona-me trabalhar muito para valorizar a arte brasileira e garantir que o mercado no Brasil seja reconhecido internacionalmente.
A ArtRio 2019, que fechou como um enorme sucesso comercial e de público, terminou já com milhões de planos, projetos, delírios, sonhos para marcar a décima edição da feira. E eu não estava sozinha — todos querendo dar mil ideias, participar, fazer conexões… Quer dizer, 2020, na verdade, começou para nós em setembro do ano passado.
Em janeiro deste ano, já tínhamos o calendário anual todo pronto — cronograma ajustado, parceiros, apoiadores e patrocinadores juntos. E começamos a colocar tudo em prática. No entanto, já começávamos a ouvir que alguma coisa estava errada do outro lado do mundo. Só que, até então, ninguém imaginava que esse mundão ia ficar pequeno, e todos iríamos enfrentar juntos um cenário de pandemia.
No início, com tudo muito incerto, foi impossível fazer qualquer planejamento futuro e previsões. A única preocupação foi — e continua sendo e será para sempre — a saúde e o bem-estar da família, dos amigos, de todos!
Nessas horas, é que a gente consegue ver de verdade o que é solidariedade humana, o que é empatia, o que é sentir as dores de todos e do mundo. No melhor estilo “ninguém solta a mão de ninguém” — mesmo sabendo que apertos de mão, abraços e beijos estavam proibidos —, mudamos nossa forma de consumir, de analisar posicionamento de empresas e formadores de opinião, revisitamos nossos valores.
O setor das artes foi dos mais afetados — todas as feiras canceladas; galerias, cinemas e teatros fechados; nenhum show de música ou festival permitido. Um número enorme de profissionais sem trabalho ou remuneração; muitos até com atividades que o grande público nem imagina que existam.
Mas a verdade é que… a vida continua!
E estamos nos reinventando, reerguendo, recriando um mundo que será, com certeza, muito melhor no futuro.
Em agosto, anunciamos que a ArtRio 2020 será híbrida, com a feira presencial e uma plataforma digital — de 14 a 18 de outubro.
A cultura sobrevive, cada dia mais forte. E nós estamos aqui, prontos para mais esse desafio. Não vou dizer que será fácil. Temos muitas alterações e vamos seguir todos os protocolos de segurança, mas faremos a melhor feira de arte que pudermos, dentro de um cenário seguro para todos.
Ouço muitas pessoas falando que 2020 deveria sumir do nosso calendário para sempre. Não vejo assim. Foram meses de tristezas, incertezas e incógnitas. Perdemos muitas pessoas queridas. São muitas cicatrizes que ficarão para sempre, mas, também, muito amor, união e solidariedade, que também marcarão para sempre.
O que importa é não esquecer os aprendizados. Tivemos a chance de mudar o rumo de nossa história, para melhor. Não podemos esquecer isso. Não podemos esquecer ninguém. Espero vocês na ArtRio em outubro. E viva a arte!
Brenda Valansi, presidente da ArtRio