O gala da BrazilFoundation foi pelo Zoom, mas manteve o clima. Antes, com festas produzidas, jantares, leilão beneficente, este ano, adequou-se ao momento Covid, no mundo virtual, nesse sábado (12/09): apresentação do casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa, show de Preta Gil, homenagem à fundadora, Leona Forman, além de várias participações. O tema “Reset Our Vision” faz referência à redefinição da visão da organização para o futuro.
Uma das novidades da versão virtual foi o jantar pré-evento com participantes através do Zoom, de Nova York, Miami e Rio, organizado por Ilana Lipsztein, do comitê da BF — todos com seus microfones fechados até serem solicitados. No início da tarde, cada convidado do Rio recebeu uma caixa com as instruções para finalizar o preparo do cardápio de Katia Barbosa, do Aconchego Carioca.
Já em NY, o menu foi do chef Daniel Boulud, que também participou e contou sobre a inauguração do seu novo restaurante, o Pavillon, entre a Grand Central Station e a Madison Avenue, e também comentou sobre o prato brasileiro predileto, a moqueca, que comeu, coincidentemente, no restaurante de Katia. Boulud estava no Rio pouco antes de começar a pandemia, no carnaval.
Leona participou ao lado do marido, o antropólogo Shepard Forman, de NY. “Achei muito elegante a maneira como o jantar foi entregue. Sei que todos vocês querem comer, então vou ser breve. Obrigada pelo evento, um tanto quanto imprevisível, mas tenho certeza que será um grande sucesso. Com isso garantimos a sobrevivência do BF. Não gosto de estar em primeiro plano, por isso, hoje, vou ficar aqui quietinha”, disse Leona, que nasceu na China, para onde os avós, judeus russos, haviam se mudado no início do século passado, mas no pós-guerra veio parar no Brasil, aos 13 anos, em 1953.
Seguido do jantar, o evento em si, transmitido pelo YouTube, com quatro horas de duração, intercalando apresentações de Preta Gil (no estúdio de Otaviano Costa), Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Elba Ramalho, Sandra de Sá e Samantha Schmütz, além de participações de Sophie Charlotte, Fernanda Gentil, Daniela Mercury, Marisa Orth, Juliana Paes, Sabrina Sato, entre outros, que pediram doação aos espectadores.
Na transmissão, Forman também conversou com Gisele Bündchen, e comentou com Rebeca Tavares, presidente da BF, sobre os 20 anos da instituição, que, nesse período, movimentou US$ 50 milhões (quase R$ 300 milhões), alcançando 600 ONGs no Brasil. “Nizan Guanaes (publicitário) apoia a BF desde 2010, quando foi chairman da cerimônia de gala no Metropolitan Museum e responsável por levar a fundação a um patamar mais amplo. Depois disso, fomos para um outro nível. Hoje foi uma noite excepcional, que saiu do nada, apenas das ideias dos que disseram sim, nós podemos, num evento produzido em menos de seis meses. Estou impressionada, recebendo mensagens no meu WhatsApp das pessoas que estão assistindo em várias partes do mundo e que não entendem o português — mas nem precisa”.
O leilão acontece pelo site da Zukerman Leilões e fica no ar até 18 deste mês, com 21 lotes doados por apoiadores da instituição, como uma viagem de cinco noites para Dubai e Maldivas e duas noites no Ritz Carlton Dubai, ou uma escultura da artista Simone Kestelman, inspirada no museu MASP. O valor vai, como sempre, a projetos apoiados pela BrazilFoundation.
Dá o play para assistir ao evento completo: