Em março deste ano, o prefeito Marcelo Crivella pôs a culpa das enchentes nos cariocas — pela quantidade de lixo jogada nos rios e encostas; quanto a esse comportamento, ele não está 100% errado, e também no volume incontrolável de água e, logo depois, pediu desculpas.
Seis meses depois, o aguaceiro cai novamente, desde ontem (21/09), causando problemas na cidade inteira, inclusive no Jardim Botânico, onde foi feita uma galeria pluvial milionária para reduzir risco de enchentes e, nesta terça (22/09), a água ocupava 1 km de extensão da via com carros e ônibus desviando na contramão pela Saturnino de Brito. Em ano de eleição, qual vai ser o discurso de Crivella? O orçamento público para controlar as enchentes do Rio foi reduzido em 77% nos últimos cinco anos.
O Centro de Operações Rio (Cor) registrou mais chuva em um dia do que esperado para o mês — a média histórica para setembro é de 148 mm e, nas últimas 24 horas, já acumulou 248mm. O caos continua por toda a cidade, até o momento, sem vítimas.
RUA JARDIM BOTÂNICO FECHADA nos dois sentidos, entre Rua Pacheco Leão e Praça Santos Dumont. Desvio: Av Borges de Medeiros. #alert pic.twitter.com/bhHLl4gMia
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) September 22, 2020
RUA DO CATETE INTERDITADA, na altura da Rua Silveira Martins, por conta de acúmulo de água. Desvio para Rua Dois de Dezembro. #alert pic.twitter.com/rni93Q5tGw
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) September 22, 2020