Maya Gabeira está virando, praticamente, uma colecionadora de prêmios: nesta quinta (10/09), a World Surf League (WSL) anunciou o “cbdMD XXL Biggest Wave 2020”, com um novo recorde mundial para a maior onda já surfada por uma mulher. Que tal? Com isso, Maya aumentou seu próprio recorde de 20,7 metros para 22,4 metros, o equivalente a um prédio de 8 andares.
E tem mais, o “Red Bull Big Wave Awards (BWA)” validou a onda como nova conquista no “Guiness World Records” para o título de “Maior Onda Surfada — Sem Limites (Feminino)”. “Esta onda foi durante o campeonato WSL Nazaré Tow Surfing e, apesar de achar que não sou uma pessoa competitiva, eu estava muito concentrada e mais corajosa do que o normal. Arrisquei bem mais e, quando larguei a corda (do jetski), tive a sensação de que poderia ser a maior onda da minha vida, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta, e o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que era provavelmente a maior onda que surfei”, disse Maya.
Foi no mesmo local de ondas gigantes do recorde anterior, a Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 11 de fevereiro de 2020, e a onda de Maya também ultrapassou o recorde masculino do que foi vencido por Kai Lenny (Paia, Havaí), com 21 metros. “Isso significa que uma mulher surfou a maior onda do ano no geral, o que era algo que eu havia sonhado anos atrás. Esse é um esporte extremamente dominado pelos homens, então ter uma mulher capaz de representar isso é bastante raro. Ainda é realmente difícil acreditar nisso”, conta Maya.