Depois de quase 50 anos, a escultura que representa Betsabá, mulher do rei Davi e mãe do rei Salomão, roubada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, foi encontrada nessa terça (29/09), em Belo Horizonte. A peça, levada do altar em 1974, estava na lista de itens procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), desde 2016. A obra estava ilegalmente no acervo de um colecionador privado.
A estátua é parte do conjunto do coroamento do Altar-Mor da Igreja do Pilar, feita em madeira com policromia e douramento. O paradeiro começou a ser desvendado pela Mitra Diocesana de Duque de Caxias, quando uma equipe de historiadores e restauradores da instituição identificou a imagem em um catálogo de obras de artes. A partir da suspeita, o Ministério Público e a PF foram deram início aos procedimentos de denúncia e investigação.
A igreja do Pilar, que tem 300 anos de história e todo o seu acervo, foi tombada em 1938, um ano depois da criação do Iphan. Atualmente, o espaço está passando por restauração com investimento de R$ 2 milhões, com obras até dezembro.