Muita gente quer saber se, por ter virado réu pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, nesta terça (08/09), Eduardo Paes estaria impedido de ser candidato à Prefeitura do Rio nas próximas eleições, em 15 de novembro. Ele pode concorrer já que, para se tornar inelegível, só sendo condenado em segunda instância.
Paes foi alvo de busca e apreensão em sua casa, em São Conrado, com mandado do juiz Flávio Itabaiana Nicolau, que aceitou a denúncia contra Paes e outros quatro investigados pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) junto à 204ª Zona Eleitoral.
.A candidatura do ex-prefeito foi oficializada na última semana. Enquanto prepara sua defesa oficial, Paes divulgou uma nota em suas redes sociais: “Às vésperas das eleições para a Prefeitura, Eduardo Paes está indignado que tenha sido alvo de uma ação de busca e apreensão numa tentativa clara de interferência do processo eleitoral – da mesma forma que ocorreu em 2018 nas eleições para o governo do Estado. A defesa sequer teve acesso aos termos da denúncia e assim que tiver detalhes do processo irá se pronunciar”.
Em pesquisa feita pelo instituto Paraná Pesquisas, em agosto, Paes liderava isolado, com 28,6% dos votos, seguido por Marcelo Crivella, com 15,4%.