É só fazer uma pesquisa “réveillon 2021 Rio” no Google para as opções de festas e promoções para hospedagem surgirem a toda — neste caso, as mais abertas, digamos assim. Nesta segunda (28/09), por exemplo, o Hotel Nacional anunciou o réveillon “Viva la Vida”, com um pacote de quatro dias de festa, começando pela “Last Night”, no Morro da Urca, no dia 30 de dezembro; a “White Rooftop Réveillon 2021”, na virada de ano, no terraço do hotel; a “Secret Beach Luau”, como diz o nome, em lugar “secreto”; e para finalizar, o “Terraço do Amor”, no dia 2 de janeiro. Mas deixa um aviso aos compradores: “Fique atento! Por prevenção à Covid-19, o evento poderá ser suspenso ou sofrer alterações”. As pré-vendas, limitadas a 500 ingressos, saem a R$ 3.130 mil + taxas para os quatro dias, e começam nesta quinta (01/10). Limitadas? Rsrsrs.
O Sheraton Grand Rio, no Leblon, também anuncia seu “Réveillon New2021”, segundo o site do hotel, “Com conforto, segurança, pé na areia, fogos de artifício, open bar e food e festa até o dia amanhecer”.
O Rio Othon Palace, em Copacabana, vai continuar o formato de três festas como neste ano, mas com 1/3 da capacidade, com as medidas de segurança já anunciadas à exaustão. Outra diferença é que as pessoas não vão servir-se no buffet ou nas ilhas de bares, deixando o serviço para os garçons, e a pista de dança não vai existir.
O Rio Beach Club, na Barra, programou cinco dias de festa, de 26 de dezembro a 3 de janeiro, com atrações, como Salseiro com Banda Eva, o samba do DDP Diretoria, show da virada com Vitão, festa na piscina, com o DJ Bhaskar Achkar, e “Prainha”, com o pagodeiro Ferrugem.
Desde 8 de julho, a marca de roupa e de festas “Deep Please” anunciou seu réveillon num casarão no Alto da Boa Vista, para 1.500 pessoas ao ar livre e muita música eletrônica. “A passagem de ano é o momento mais aguardado por aqueles que acreditam no poder da renovação. É ali que fechamos ciclos e ganhamos a oportunidade de começar tudo novamente. E pode ficar tranquilo, tá? Se nosso encontro for cancelado por motivos de força maior, você receberá o reembolso integral pelos ingressos”, dizem os organizadores, completando que vai rolar “all inclusive” completo e “acredita-se que a euforia tome conta do ambiente — de forma incontrolável!!”. O primeiro lote de ingressos esgotou-se dia 20 de agosto.
Não sabemos como vai estar a curva da doença até dezembro — longe de tirar a alegria do carioca —, mas, pelo nível da falta de educação da maioria, como temos visto nas últimas semanas, as previsões não são das melhores, com as pessoas vivendo como se nada houvesse. Nesse domingo (27/09), o Rio chegou ao 10º dia consecutivo de alta na média móvel de mortes por Covid-19. O número de casos confirmados subiu de 259.670 para 261.860.
Todos já sabem que o réveillon 2021 terá um novo modelo com a pandemia. Segundo Fabrício Villa Flor de Carvalho, presidente da Riotur, “teremos um réveillon da responsabilidade social e não incentivaremos as pessoas a ir às ruas. Além disso, a iniciativa privada terá uma oportunidade única para criar um réveillon que seja marcante, traduzindo o sentimento de esperança e desejo de que tenhamos um ano melhor”.