Em coletiva nesta segunda (31/08), Marcelo Crivella anunciou a fase 6 do plano de flexibilização, Segundo o prefeito, a última fase terá duas etapas, com abertura de galerias de arte, museus, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, respeitando as regras já conhecidas.
Para tristeza dos cariocas, as praias, pelo menos para a permanência na areia, seguem proibidas, o que não chega a ser um empecilho para muitos. ”Não dá para considerar a doença curada, observando o comportamento de pessoas nas praias, sem máscara e se aglomerando. Não podemos ser egoístas. Nós precisamos da ajuda da população para que não haja um retrocesso no planejamento”, disse Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde do Rio. O prefeito aproveitou o comentário e completou: “Duas coisas que nos preocupam: as praias e os bares; já os restaurantes estão de parabéns.”
Os salões de festas infantis também vão poder abrir, com um terço da capacidade, enquanto os espaços para adultos continuam proibidos. Cursos profissionalizantes e de capacitação, que são geralmente oferecidos por empresas ou instituições, podem voltar de forma presencial, respeitando o afastamento.