O Brasil está, há dois meses, sem ministro da Saúde, depois da saída de Nelson Teich; atualmente, a pasta está sob o comando interino de Eduardo Pazuello. Não é que Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, disse que o País é “um exemplo no combate à Covid-19 em todo o mundo”?
Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, são 1.966.748 casos da doença e 75.366 mortes, perdendo apenas para os Estados Unidos. Perguntado sobre os erros do governo e de Eduardo Pazuello para levar o País a segundo colocado mundial, Arnaldo respondeu em coletiva, pautado no número de recuperados: “Os EUA têm mais que o dobro do quantitativo dos nossos casos, e nós temos muito mais recuperados. E se estamos recuperando a nossa população, os pacientes que estão contaminados é porque, sim, este ministério tem feito, sim, nos últimos meses, um esforço imenso para dar aos profissionais capacidade para o manejo clínico para os seus pacientes. Acho que sim, o País é um grande exemplo de combate no mundo à doença”.
De acordo com o boletim divulgado, nesta quarta (15/07), pelo ministério, o Brasil lidera, há cinco semanas, o número de mortes causadas pela doença por semana.