A crise da pandemia chegou às universidades privadas. As Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), com quase 50 anos, anunciou, nessa terça (23/06), o fechamento da unidade Méier, na Zona Norte. “Fizemos uma reunião com os alunos, professores e colaboradores para comunicar, com profunda tristeza, o encerramento de nossas atividades nesse Campus”, diz o comunicado.
Vários alunos usaram as redes sociais para lamentar o fechamento. “Sou formado pela Facha Méier e fico pessoalmente muito triste. A unidade sempre foi meio deixada de lado pela administração, mas resistia. É doloroso ver o subúrbio perder mais uma entidade de ensino superior. A destruição do Brasil parece incontrolável”, disse o jornalista Caio Bellandi; “Essa da Facha Méier falir foi puxada demais pra mim. Sou filho da Facha — recebi o diploma das mãos do próprio Hélio Alonso. Estou arrasado”, escreveu o repórter Alex Campos.
Segundo consta, vários alunos vão pedir transferência para Botafogo ainda para o segundo semestre deste ano; por enquanto, as aulas são remotas. “Este é um momento muito difícil para todos nós, no entanto necessário. A colaboração de todos os alunos de Botafogo nesse processo será de extrema importância. Temos certeza de que este é apenas um recuo momentâneo, para que possamos voltar a crescer em breve”.
De acordo com recente pesquisa da consultoria Atmã Educar, a pandemia prejudicou mais de 2 mil instituições superiores privadas, muitas com risco de sumirem. Em maio, a Candido Mendes, outra universidade particular, entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio — desde a ampliação da oferta de cursos, entre 2012 e 2014, ela enfrenta dificuldades financeiras que se agravaram com a quarentena.