Emmanuel Macron, presidente da França, anunciou, esta semana, a terceira fase do desconfinamento, com a reabertura de salas de espetáculos e teatros, restaurantes, numa tentativa de diminuir os danos econômicos do país. No entanto, o espaço aéreo vai abrir progressivamente, a partir de julho. Cito aqui algumas dicas para vocês anotarem na agenda para a próxima visita (que seja em breve!), quando a situação começar a normalizar no Brasil.
O famoso espetáculo “Grandes Eaux Nocturnes”, no Chateau de Versailles, volta a acontecer em julho. É um verdadeiro show de luzes e movimento das águas das fontes bailando ao som de música barroca, terminando com fogos de artifício. Louis XIV adorava fontes, jatos de água e cascatas. Elas foram criadas durante seu reinado, mas, apenas no final do século XIX é que as “Grandes Águas” tornaram-se musicais.
Reservas no site do castelo: chateaudeverailles.fr
_______________________________________________________________________________________________
Uma ótima opção gastronômica é o novo restaurante do chef estrelado Jean-François Piège, o L’Épi d’Or. Fundado em 1880, era o lugar predileto dos noctívagos e dos funcionários da Bolsa de Valores. É um tradicional bistrô parisiense, com bar em zinco, pinturas campestres nas paredes, mosaico no solo, lâmpadas de vidro e um menu delicioso elaborado pela chef Mariola, com tudo o que há de melhor da estação, além de pratos tradicionais revisitados e uma ótima adega de vinhos.
L’Épi d’Or
25, Rue Jean-Jaques Rousseau — 75001 — Paris
Reservas – 33142363812
__________________________________________________________________________________________________
Uma outra ótima opção é tomar drinques no Créateurs, no terraço da Galeries Lafayette, com nova decoração, inspirada no sul da França, e flores de lavanda e limoeiros. A vista é excepcional para a Opera e a Torre Eiffel, além de um cardápio variado de bebidas exóticas e pratos rápidos, como a focaccia de abobrinha com azeitonas gregas e queijo burrata.
Créatures
25, Rue de la Chaussée d’Antin — 75009 Paris
________________________________________________________________________________________________
Para os amantes de doces, o Hotel Ritz inaugurou uma pequena patisserie no exterior do hotel, na Place Vandôme, e quem assina as delícias é o chef François Perret. Uma de suas especialidades é o cake marbré, que lhe conferiu o prêmio de melhor patissier do mundo em 2019. É de comer de joelhos!
Hotel Ritz Paris
15 Place Vendôme — 75001 — Paris
_________________________________________________________________________________________________
As edições de duas importantes feiras que aconteceriam em setembro foram canceladas. A primeira é a Première Vision, superimportante para a moda internacional; no entanto será criada uma plataforma digital com vários serviços, facilitando o contato entre os expositores e os clientes, assim como o painel de tendências e várias pessoas para responder às dúvidas do setor.
_____________________________________________________________________________________________________
A segunda é a feira de design e objetos de decoração Maison & Objet. O diretor Philippe Brocart esclarece que, apesar da diminuição de casos de covil-19 em Paris, achou mais cauteloso cancelar a edição, mesmo sabendo que 80% dos espaços já estavam reservados desde abril. Assim como a primeira, os expositores vão contar com a plataforma MOM, para seis mil marcas apresentarem seus produtos e facilitar as negociações. É uma feira muito importante no universo do design internacional, com uma frequência média de mais de 480 mil visitantes a cada edição.
____________________________________________________________________________________________________
Visite também parisporpaulopereira.com
Instagram: @parisporpaulopereira
________________________________________________________________________________________________