Os animais também sofrem, e muito, com a pandemia. Segundo a Comissão do Direito dos Animais, da Câmara Municipal do Rio, nos meses de março, abril e maio, foram 2.345 denúncias de abandono pelas mídias sociais. “São quase cinco vezes o número de chamados deste mesmo período no ano anterior, que não chegaram a 500”, diz Luiz Carlos Ramos Filho, presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara do Rio, completando que a Zona Sul é uma das mais afetadas.
Nesta segunda (29/06), Marcelo Crivella inaugurou uma Unidade de Saúde Médica Veterinária para gatos e cachorros, no Flamengo, em parceria com o Instituto Ser Educacional, da Univeritas (Centro Universitário Universus Veritas). “A unidade vai criar uma convivência entre estudantes e nossos médicos para, quem sabe, no futuro, esses alunos possam estagiar na Prefeitura e até fazer parte do nosso corpo técnico”, disse o prefeito.
O nome da clínica é “Gato Chiquinho”, famoso na Zona Sul, onde vive com seu dono motociclista, o vendedor Alexandre Goulart. “O Chiquinho é um gato playboy, que anda na garupa da moto, de óculos e capacete”, disse Roberto de Paula, subsecretário de Bem-Estar Animal.