A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) do Rio lançou a campanha “Adote.Visa”. É para dar uma pilha na adoção de 152 cães e 50 gatos em abrigos da prefeitura. Entre os bichinhos, 16 especiais, vítimas de atropelamentos e maus-tratos — repara as “linduras” nas imagens! Todos os animais já são castrados, vacinados, microchipados e cadastrados no Registro Geral de Animais (RGA). Além disso, os que forem adotados vão ter assistência de graça.
Com a pandemia, as feiras de adoção da Coordenação de Zoonoses da Vigilância Sanitária foram suspensas. “É muito importante que o adotante saiba o que significa levar um animal para casa. Nesse momento de isolamento, em muitos lares eles são a única companhia do dono e ajudam de uma forma muito especial a superar as dificuldades de se estar só. Mas cães e gatos vivem em média 15 anos, e não podemos imaginar que eles serão apenas uma distração. É preciso pensar no futuro, pois estamos falando de vidas que merecem todo o carinho, atenção e um tutor responsável”, diz Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária.
Para adotar, basta ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência diretamente nas unidades de veterinária, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A visita nas unidades para a adoção deve ser agendada pelos e-mails adote.visaijv@gmail. com ou [email protected] .