Neste domingo de Páscoa (12/04), os cariocas vão ter uma surpresa que vem do céu. Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, vai dar a bênção ao Rio num sobrevoo de helicóptero, às 15h e, nesse momento, os sinos de todas as igrejas da cidade vão tocar — preparem suas câmeras!
Este ano, a comemoração da Páscoa será virtual, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na manhã desta quarta (08/04), o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani, fez uma coletiva por videoconferência, explicando os detalhes de como será a Semana Santa. Além do sobrevoo, também no domingo (12/04), terá a “Consagração do Brasil” no Cristo Redentor – o evento só aconteceu uma vez, na inauguração da estátua, em 1931.
A Arquidiocese também pede aos fiéis que coloquem uma cruz nas portas de casa, na Sexta-Feira Santa, como lembrança da Paixão de Cristo, além de lembrar que é dia de jejum e oração pedindo o fim da pandemia. Todas as missas serão transmitidas pela Rádio Catedral e a Web TV Redentor, com as respectivas redes sociais e aplicativos. “A Páscoa é sobre aquele que morreu na cruz, ressuscitou e está no meio de nós. É o momento de cuidar do outro, mesmo que cuidar do outro seja estar longe dele. Mas para Deus não há fronteira nem distância”, disse Orani, completando que, em vez do tradicional almoço de Páscoa na Arquidiocese, os moradores de rua vão receber quentinhas nos lugares onde eles estiverem, e indica que as paróquias da cidade devem seguir a mesma orientação.