Não é só na Zona Sul, como dissemos aqui, por dois dias seguidos, que os cariocas estão pelas ruas. Na madrugada deste domingo (05/04), equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal fecharam três bares que funcionavam sem autorização, em Curicica, na Zona Oeste. Num deles, tinha até um show com aglomeração de 60 pessoas, tanto dentro quanto na rua; apreenderam, também, máquinas caça-níqueis. Além de desrespeitar o fechamento obrigatório de comércios, os locais não tinham Alvará de funcionamento.
“O prefeito Marcelo Crivella vem orientando toda a população sobre a importância de permanecer em casa, para evitar o contágio do coronavírus. Eventos com concentração de pessoas trazem grande risco a idosos e doentes crônicos, portanto, estão suspensos na cidade por determinação de decreto municipal. A Prefeitura está atenta e fiscalizando 24 horas por dia”, diz Gutemberg Fonseca, secretário municipal de Ordem Pública.
Os números são altos: somente nas ações da Seop, foram fechados 1.026 comércios até a sexta (03/04), além desses três de Curicica. As operações acontecem em toda a cidade, diariamente, em comboios. O Disk Aglomeração, coordenado pela Ordem Pública, já fez mais de 440 atendimentos nos quatro primeiros dias de operação, no número 1.746 (começando na terça, 01/04). Campo Grande, Centro e áreas da Zona Oeste lideram os chamados.