Se você está com tosse, calafrios ou qualquer outro sintoma relacionado ao coronavírus, não adianta pedir exame domiciliar. Os principais laboratórios que fazem esse serviço estão sem os kits de diagnóstico desde sábado (14/03), segundo os atendentes do Alta, Lâmina e Sérgio Franco, e sem previsão de reposição, disseram à coluna.
Já o Bronstein não tem agenda e o Richet diz que não tem horário disponível e suspendeu os testes. O exame — coleta de secreções da boca e nariz — é tabelado pelos laboratórios, custando R$ 280, mesmo depois de a Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovar a inclusão dos testes na cobertura dos planos, e é necessário um pedido médico assinado e carimbado pelo especialista.
Já na rede pública, os testes não são feitos em pacientes com sintomas brandos, pelo alto custo do procedimento aos cofres públicos. Mas de acordo com especialistas, o paciente só deve fazer se apresentar quadro sintomático ou alterações pulmonares significativas. Até agora, foram confirmados 24 casos da doença no estado do Rio. Mais 95 casos suspeitos estão sendo investigados.