Demorou, mas chegou. A Secretaria de Estado de Saúde iniciou, nesta segunda (23/03), ação contra o coronavírus no aeroporto Tom Jobim Galeão. Técnicos da Vigilância Sanitária estão no Terminal 2 dando orientações a passageiros e tripulações que desembarcam de voos internacionais. No primeiro dia, 228 viajantes, vindos de quatro voos, foram abordados. “O Galeão é porta de entrada para o estado. Com a triagem ainda no terminal de desembarque internacional, fazemos dois bloqueios: contra a pandemia do vírus e contra a ‘infodemia’, as informações falsas que são compartilhadas. Estamos identificando turistas que apresentem sinais da Covid-19 assim que chegam no Rio e, com os assintomáticos, esclarecemos dúvidas sobre a doença e orientamos as precauções de higiene”, disse Edmar Santos, secretário de estado de Saúde. A equipe vai ficar até o fim de março no Terminal 2. Em outros países, o protocolo acontece há mais de 15 dias.
Em relato à coluna, a pesquisadora Laura Martins falou sobre a falta de cuidados no aeroporto, assim que chegou de Londres, na última sexta (20/03). O Reino Único tem 6.650 casos confirmados, com 335 mortes. “Foi zero de fiscalização sanitária: ninguém tomou conhecimento de nada. Descemos do avião e cada um tomou seu rumo”, disse ela.
A advogada carioca Lucinha Amorim também chegou de Los Angeles (nos EUA, já são mais de 42 mil infectados pelo coronavírus), no último sábado (21/03), e percebeu a total falta de fiscalização no aeroporto carioca.