Jair Bolsonaro recebeu a chave de Miami nesta terça (10/03), na cidade americana, das mãos do prefeito republicano Francis Suarez, na Conferência Internacional Brasil-Estados Unidos, em evento organizado por Mário Garnero, presidente do Fórum das Américas, no InterContinental Hotel. Entregar as chaves é um ato simbólico a personalidades pelo prestígio ou por ter feito algo pela cidade — o ator Rodrigo Santoro também tem a sua, recebida em 2013.
A programação do fórum começou às 8h30, com empresários dos dois países, além de brasileiros que moram nos EUA, como o esportista Vitor Belfort e a empresária Vanessa de Oliveira. Foram vários painéis dedicados à discussão de temas ligados à tecnologia, economia e negócios na Amazônia. “Ao receber vossa excelência em Miami, queríamos retribuir a bela recepção ao prefeito americano em Brasília e mostrar que a população brasileira de Miami superou os 140 mil brasileiros que estão gratos com a sua presença”, disse Garnero, tudo falado em português, com exceção de Suarez, que fez um discurso elogiando o Mário, para, em seguida, entregar a chave a Bolsonaro.
Suarez esteve no Brasil ano passado, também a convite de Garnero, e teve uma agenda com os governadores João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ) e com os prefeitos das duas capitais, Bruno Covas (SP) e Marcelo Crivella (RJ), além de ser recebido pelo Bolsonaro ao fim da visita, em Brasília.
A propósito, Mário, que tem ótima relação com o presidente americano, também foi o responsável por agendar o encontro de Bolsonaro com Donald Trump, no fim de semana, no Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. “Trump me disse uma frase que nunca vou esquecer: ‘Obrigada pelo seu pai (Mário), que fez um grande trabalho em marcar esse encontro com o presidente, mais uma vez, aproximando os EUA do Brasil”, conta Álvaro Garnero, que também estava lá, ao lado do irmão, Mario Bernardo e do filho, Alvarinho.