Freddy Sobotka, de 92 anos, sobrevivente do Holocausto (passou quatro anos no campo de concentração de Auschwitz) e cônsul honorário da República Tcheca no Rio — um dos entrevistados por Steven Spielberg para o filme “A Lista de Schindler” (1993), vencedor do Oscar —, faz palestra nesta sexta (07/02), no Fairmont, em Copacabana, às 17h.
Ele aceitou o convite de Gê Buffara, da Instituição Bees of love (grupo de ação social), “Sobre Viver — quando o amor, a fé e a esperança superam as adversidades”. Imagina o que ele não tem pra contar! Há mais participantes, como Joe Ninio, emigrante do Egito (palestrante do Principado de Mônaco, segundo o convite) em visita ao Brasil para ver a família e cunhado de Freddy.
A mediação é da psicóloga e escritora Sofia Débora Levy. “Descobri também que Joe ajuda uma ONG que protege católicos perseguidos por muçulmanos, ou seja, o evento é sobre amor, dignidade, superação. O passado falado por Freddy e o futuro por Joe”, diz Gê. O convite custa R$ 400, e parte da renda vai para complementar o gasto com as cortinas do Municipal.