Quem resiste a David Bowie? Depois de temporada com ingressos esgotados em São Paulo, no ano passado, o musical “Lazarus”, de David Bowie (1947-2016), chegou ao Rio, nessa quinta (06/02), no Teatro Multiplan, na Barra, com uma plateia lotada de artistas. Tudo ali é superlativo: são 110 profissionais na montagem e quase duas toneladas de equipamento para contar a história escrita em inglês pelo cantor, com o dramaturgo irlandês Enda Walsh. Baseia-se no romance “O homem que caiu na terra”, que acompanha a instável jornada de um alienígena em solo terrestre, que, na versão para o cinema, teve Bowie no papel de protagonista.
A montagem tem direção geral de Felipe Hirsch e direção de arte de Daniela Thomas e Felipe Tassara. No palco, Jesuíta Barbosa no seu primeiro musical como protagonista, impressiona – na minissérie “Onde Nascem os Fortes” (2018), ele interpretou a drag queen Shakira do Sertão e teve aulas de canto. Ele divide a cena com Carla Salle, Gabriel Stauffer, Luci Salutes, Natasha Jascalevich, Olivia Torres, Rafael Losso, Rômulo Braga, Tulio Starling, Valentina Herszage e Vitor Vieira.
O centro da história tem tudo a ver com o Rio de hoje — Thomas, o alienígena, vem para a Terra em busca de água, que acabou no seu Planeta. “É o reflexo de um futuro próximo que já chegou ao Rio (com a crise de abastecimento), mas a água é só um dos muitos assuntos sobre a crise existencial de Thomas, que vai se tornando humano e cada vez mais decadente”.