Ninguém duvida que, no quesito biquíni, não há modelagem como a brasileira. Pensando nisso, a estilista Camila Panades — vencedora do prêmio Triumph de lingeries — dedicou tempo, ideias e energia ao estudo do que faltava na moda praia atualmente. Para ela, não foi muito difícil chegar a uma conclusão. Além da pouca inovação nas estampas, Camila, junto ao irmão David Panades, e a mãe, Montserrat Panades, descobriu o pote de ouro para o caminho do sucesso: um marketing completamente voltado para a opinião das clientes. Foi então que a Pajaris — marca de moda praia paulista — caiu nas graças do público feminino exigente, de fora a fora.
O pontapé inicial para Camila foi a falta de inovação do que existia na moda praia atualmente, com estampas e modelagens baseadas sempre nos mesmos estilos. Era preciso um novo toque criativo; a isso, somou-se sua grande cultura nesse segmento. Raramente se falava em novos estilistas, além dos já consolidados, mas o surgimento de novos talentos vem conquistando espaço — graças a Deus! E foi aí que a Pajaris ganhou lugar de destaque.
A marca nasceu em 2015. Desde então, diferencia-se por não seguir a moda dos desfiles internacionais, como tantas outras. Em vez disso, sua criação foca no retorno de quem usa biquínis, maiôs e saídas de praia, o que resulta em novos modelos lançados toda semana. Para isso, investe no contato através de diversos canais, em praticamente todas as redes sociais, disponíveis 24 horas. Sim, 24 horas! A proposta criada para as clientes é de uma marca digital com experiência diferenciada, superior à de uma loja física, ou seja, com facilidade na troca, reembolso sem burocracias, vídeos com detalhes sobre as peças e procedimentos especiais, em que o contato pelo WhatsApp é o ponto final. As duas lojas físicas da Pajaris — uma dentro do Hotel Pestana, na Avenida Atlântica, 2964, em Copacabana, e a outra, na Avenida Bem-te-vi, 333, em Moema, São Paulo — funcionam apenas como um espaço onde as clientes conseguem conhecer as peças pessoalmente, mas a diretoria afirma que as vendas não se comparam com as do e-commerce. Na loja carioca, é comum as estrangeiras, de inúmeros perfis, desmanchando-se em elogios e comprando mais de um modelo.
O site, com mais de 700 modelos disponíveis, segue o princípio de jamais faltar grade das peças, isto é, se você gostou, a plataforma vai ter seu tamanho à venda. A garantia vem da mudança de foco da marca na produção em massa para a entrega de algo autêntico: “Acabamos com a venda no atacado. Dessa forma, conseguimos focar completamente naquilo que nossas clientes realmente querem. Não temos medo de mudar algum detalhe nos biquínis depois de lançado, porque nossa produção, agora, funciona por demanda”, diz David, à frente do comercial da grife.
Um fator de grande importância para a mudança de atitude da Pajaris foi, também, a sustentabilidade. Dados do relatório A new textiles economy: redesigning fashion’s future, produzido em 2019, apontam que 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente, por ano, em decorrência da indústria têxtil. Com a produção de acordo com a necessidade, a Pajaris deixou de desperdiçar peças e apostou em uma filosofia mais consciente. Em tempos de crise, ver uma marca que só cresce, indo na contramão do mercado, gerida por uma mulher, dá uma certa satisfação. É ou não é? Mas Camila diz que tudo é resultado de um trabalho duro e persistente, com uma equipe integrada, amiga, e o mais importante, satisfeita. “Mais do que gerar uma marca, é ter sucesso com ela, ver os funcionários felizes. Aqui, na Pajaris, nós somos uma família”, diz. A equipe toda é fã da moda praia, então a mistura de todos os fatores leva a uma palavra bem definida pela criadora: paixão!
Entre os modelos com venda mais em alta, está o biquíni asa-delta, muito querido pela maioria das mulheres nos anos 80, praticamente uma preferência nacional. E foi, através do pedido das compradoras, que vieram as primeiras peças — segundo a estilista, o carro-chefe da Pajaris. “Na época que decidi voltar com o asa-delta, o mercado dizia que era vulgar. Aproveitei e ainda coloquei o fio-dental justamente por não ver a mulher como um objeto. Eu via a oportunidade de empoderamento”, diz.
A busca principal, desde o início, nunca foi fazer apenas biquínis, mas ir no sentido oposto ao que a sociedade impunha às mulheres, e as peças trazem bem o reflexo disso tudo. Camila criou um tipo de costura embutida para as calcinhas, que dão muito mais conforto e não marcam nada, além de sutiãs que fogem ao modelo lacinho tradicional, que ajustam nas costas e pescoço. É um momento de só-mostra-um-pouco-mais-se-quiser, se é que vocês me entendem! Fazer peças que mexem com a autoestima da mulher é muito mais do que criar, é inovar: “Independentemente do que a sociedade vai dizer, do tipo de corpo, de qualquer situação, queria um produto que a mulher vestisse e se sentisse valorizada, linda, sensual. Esse foi um dos meus grandes focos quando comecei a criar os asas-deltas. A mulher tem que se sentir bonita acima de qualquer coisa”, afirma a estilista.
Camila descende de família espanhola, onde, frequentemente, vai buscar inspiração, contudo destaca que toda a sensualidade é brasileira. Adorada pelas mulheres com as quais convive, a estilista sempre foi conhecida por valorizar todas ao seu redor, sempre com um olhar profissional, sim, mas sem jamais esquecer a amizade e o afeto. Seu indiscutível talento é facilmente observado não só na moda praia e em todas as outras peças, mas também em outras áreas artísticas — Camila compõe músicas e pinta quadros!
Com toda essa criatividade, não é à toa que mais de sete milhões de usuários no Instagram visitam o perfil semanalmente. Diferentes mulheres, de variados biotipos, histórias e estilos de vida compartilham diariamente sua rotina, usando peças da marca, o que fez total diferença para o crescimento da Pajaris. “Nós não somos o tipo de marca que manda os biquínis para pessoas com muitas seguidoras com o único intuito de ganhar mais clientes. Procuramos histórias, pessoas com propósitos, mulheres fortes que representam o público-alvo da nossa marca”, diz David.
A vontade de desmitificar o corpo perfeito fez com que os ajustes fossem algo de extrema importância para a Pajaris, com biquínis e maiôs que valorizam em vez de esconder, maquiar, disfarçar. Dentre as notáveis (e bem representativas no Brasil) que usam a marca, destacam-se Juliana Paes, Iza, Deborah Secco e Adriane Galisteu.