Segundo as redes sociais, os assuntos mais relevantes desta quarta (08/01), são: a live de Jair Bolsonaro acompanhando o pronunciamento de Donald Trump sobre o conflito com o Irã; e o chip de localização implantado em Luana Risério, namorada de Chiquinho Scarpa, 33 anos mais nova.
Sobre a primeira, é verdade. O presidente transmitiu o vídeo em seu Facebook enquanto assistia à GloboNews. Depois de 8 minutos quieto, no fim, ele criticou o ex-presidente Lula por tentar mediar um acordo envolvendo o programa nuclear do Irã, em 2010, e disse que a Constituição brasileira define que o Brasil deve defender a paz e repudiar o terrorismo. “Muitos acham que o Brasil deve se omitir no tocante aos acontecimentos. Queria dizer apenas uma coisa: o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Presidente da República, esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%, que seria para fim pacífico”, disse.
O acordo de 2010 previa que o Irã enviasse para a Turquia 1,2 mil kg de seu urânio levemente enriquecido (a 3,5%) e receberia de volta 120 kg de combustível altamente enriquecido (20%) para ser usado em pesquisas médicas. Pelo acordo, haveria supervisão de inspetores turcos e iranianos. À época, Lula classificou o entendimento como “uma vitória da diplomacia”. Também pelas redes sociais, Lula disse que “Bolsonaro não faz a menor questão de não ser um lambe-botas de Trump”.
Sobre a segunda, é mentira. O “conde” Scarpa disse ao BuzzFeed News que tudo não passou de uma brincadeira quando respondeu à repórter de um programa de TV como fazia para encontrar Luana na casa de quatro andares, em São Paulo. Que tal?