No dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro do meio ambiente, o papa Francisco plantou uma árvore vinda de Assis (Itália), numa cerimônia simbólica, que teve terra e lideranças indígenas da Amazônia, nesta sexta (04/10), no Vaticano, tendo como fundo a versão cantada do “Cântico das Criaturas”, composto por Francisco de Assis.
O evento, que abriu o “Sínodo para a Amazônia”, contou com a presença do brasileiro Dom Frei Cláudio Hummes, relator do Sínodo, que fez uma reflexão sobre “O papel de São Francisco como modelo e santo padroeiro do Sínodo”. Dom Claudio ajudou o papa a irrigar a árvore. A cerimônia terminou com o papa rezando o Pai-Nosso. Quem não ama o papa Francisco?
A partir deste domingo (06/10), 184 bispos vão participar do Sínodo durante 20 dias. A questão ambiental será o centro das discussões, muito pelos incêndios florestais, mas também para temas que refletem o momento de polarização do Vaticano, incluindo discussões sobre ordenação de casados e ampliação da participação feminina.
Confira as mais belas imagens da consagração do #SinodoAmazonico a #saofranciscodeassis sob o som de uma versão cantada do Cântico das criaturas! #PapaFrancisco pic.twitter.com/Tk6IKuzuDK
— Vatican News (@vaticannews_pt) October 4, 2019