Mas, afinal, o que são as lentes de contato dental?
São facetas ou laminados cerâmicos bem finos que são colados sobre os dentes. O termo “lente de contato”, muito usado no Brasil, remete a esta espessura reduzida. Podem proporcionar excelentes resultados, como, por exemplo, restabelecer a forma, função e cor de dentes que estão desgastados, quebrados, manchados ou escurecidos.
Alguns pacientes já chegam nos consultórios decididos em colocá-las, mas cabe ao dentista avaliar se o procedimento é o mais adequado ao caso, pois trata-se de uma técnica onde, muitas vezes, são necessários pequenos desgastes nos dentes.
A avaliação abrangerá, ainda, um estudo minucioso sobre a cor, formato e a posição dos dentes que melhor se harmonizam com o rosto do paciente. Quanto mais natural o resultado, mais bonito será o sorriso. O bom senso deve prevalecer.
De acordo com Thessia Sab, especialista e mestre em dentística pela UERJ, o objetivo desses laminados cerâmicos ultrafinos é aumentar a auto estima do paciente, deixando o sorriso jovial, natural e proporcional às feições de quem o recebe. Isso tudo com o mínimo de desgaste de esmalte possível, preservando a estrutura dental. É bom ter cuidado e atenção ao decidir o formato e a cor das lentes pois de forma semelhante a uma cirurgia plástica, o resultado deve ser elegante e discreto.
Hoje o paciente pode ter uma ideia dos resultados antes de se submeter aos procedimentos. Por meio de novos softwares e sistemas de impressão em 3D é possível visualizar na boca, com quase 100% de semelhança, o resultado final do tratamento. A tecnologia facilita muito a comunicação entre o dentista e seu paciente.
E elas quebram? Embora os laminados sejam muito resistentes e durem por muitos anos, costumo dizer que hábitos que podem quebrar os dentes, também podem vir a quebrar as lentes de contato.
E lembrem-se, quanto ao resultado, se há alguns exageros em cor e volume, o que os pacientes chamam de “efeito mentex”, há também muitas pessoas com belos e naturais sorrisos onde não é possível perceber que se beneficiaram de tratamentos com laminados cerâmicos. Tão imperceptível, que passam no teste dos olhos mais atentos, dos zooms das câmeras, e, também, das TVs em HD.