O velejador Lars Grael, medalhista olímpico e dono de 44 títulos nacionais e internacionais, foi o convidado da “Aula Nacional”, nesta quarta (22/05), na Estácio da Taquara, em Jacarepaguá. O ex-atleta foi recebido por Eduardo Parente, presidente da Estácio, e Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura, para um bate-papo com 250 alunos — e transmissão para todo o Brasil.
O tema da conversa foi “Superação: viver é como velejar”, em que Grael contou sobre sua carreira no esporte até o acidente em 1998, em que amputou a perna direita e se reinventou. “Naquele momento, estava no auge da minha carreira, mas tive que aceitar ser um deficiente físico. É o tipo de coisa que não se programa, então havia uma barreira psicológica considerável”, relembrou.
O recomeço veio com vários convites para assumir cargos de gestão esportiva e, com a ajuda da família, aos poucos retomou o ritmo de competições e conquistou mais um título mundial em 2015. A história de superação rende uma movimentada agenda de palestrante. Lars também mantém o “Projeto Grael” há 20 anos, com o objetivo de democratizar o acesso de jovens à prática da vela.