O vídeo feito pelo biólogo Mario Moscatelli viralizou nas redes, com imagens de um sobrevoo na Avenida Niemeyer, com pedras, segundo ele, “do tamanho de um automóvel” entre os entulhos de lama, sem sinais de escoramento. Depois disso, Mario foi chamado pela vereadora Teresa Bergher para dar detalhes sobre o que viu, nesta quarta (29/05), às 14h, na Câmara dos Vereadores.
O vídeo, inclusive, foi entregue nesta terça (28/05), ao Ministério Público. Na representação, vereadora aponta todas as ações preventivas que a Prefeitura vem deixando de fazer, pondo em risco a vida das pessoas, em levantamento técnicos do seu gabinete que demonstram como a conservação de túneis, viadutos, encostas vêm sendo negligenciada.
“É uma negligência criminosa, que põe em risco a população. E, depois das tragédias, a culpa é sempre da natureza. Gostaria que o prefeito tivesse o mesmo cuidado com os viadutos que vem demonstrando com as pracinhas dos redutos eleitorais de seus parceiros políticos”, critica Berguer.
A propósito, a Justiça do Rio notificou a prefeitura para interditar a Niemeyer nesta terça (28/05), devido ao risco de deslizamentos. Mas a prefeitura vai recorrer da decisão e diz que “todos os laudos técnicos do município garantem que não há riscos para quem transita pela via”.